11 2935-3637

11 9-9127-6764

Workshop Oracle Multitenant Architecture

Em 2013 foi lançado ao mercado o Oracle Database 12cR1, e como esperado ele trouxe novas funcionalidades para infra-estrutura deste banco de dados. Neste Workshop abordaremos uma dessas novidades, que é denominada pela Oracle como Database Multitenant.

O surgimento deste novo conceito nasceu da necessidade de seguir as tendências mercadológicas, como por exemplo o cloud computing. O modelo multitenant estimula uma forma de comercialização e distribuição software computacional conhecido como SaaS (Software as a service - Software como serviço).

A ideia de consolidação fundamenta a estrutura do Oracle Database Multitenant. Com objetivo de melhorar o gerenciamento dos recursos computacionais e reduzir de custos, o multitenant propõe um compartilhamento de recursos na estrutura de banco de dados e isso resulta na consolidação de entidades que necessitam usar o recurso computacional, com isso elimina-se a necessidade de estruturas redundantes no banco de dados Oracle.

Neste Workshop iremos abordar de forma prática e em detalhes o funcionamento do conceito Multitenant no Oracle Database.

- Devo utilizar a Multitenant Architecture?
- Esse banco utiliza CDB Arquitecture?
- Que Containers / PDBs este banco tem?
- Em que Container estou conectado?
- Como conectar em um PDB?
- E agora, qual o nome da Instância? E do Banco?
- STARTUP / SHUTDOWN.
- Alert Log.
- DATAFILEs e TABLESPACEs.
- Dicionário de Dados.
- Parâmetros.
- USERs, ROLEs, GRANTs.
- SELECT em outros Containers.
- Criando (Clonando) um PDB.
- Unplug / Plug / Drop.
- Backup / Restore / Recover.

Pré-requisitos:

- Experiência intermediária em Administração de Oracle Database.


Valor: R$ 399,00

Participantes: 01 a 06

Carga Horaria: 04 horas