Amazon Aurora

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle RAC.
Post Reply
duartes

Amazon Aurora

Post by duartes »

Olá Portilho,

Onde eu trabalho houve uma apresentação sobre o database Amazon Aurora, que é um "serviço econômico e totalmente gerenciado que oferece a segurança, a disponibilidade e a confiabilidade de um banco de dados comercial a um décimo do custo". Você já ouviu falar desse produto? De acordo com os vendedores da Amazon, eles conseguiram converter (depois de alguns anos) todo o ambiente deles ORACLE para o Aurora, reduzindo drasticamente os custos

https://aws.amazon.com/pt/rds/aurora/
https://aws.amazon.com/pt/getting-start ... urora/faq/

portilho
Site Admin

Re: Amazon Aurora

Post by portilho »

O Aurora basicamente é MySQL ou PostgreSQL.
O Serviço é bom? É sim, muito. Mas migrar de qualquer banco de dados para qualquer outro banco de dados nunca é uma tarefa fácil. Migrar os dados é até "simples", mas diversos comportamentos mudam entre os produtos.
Eles disseram qual foi o custo de converter? Veja que levaram alguns anos de trabalho dos (provavelmente) melhores engenheiros de bancos de dados do planeta (Amazon), são os donos do Aurora (então se der um problema, imagina como eles resolveram mais rápido e melhor do que se fosse para você...) e tratava-se de uma "questão de honra" para a Amazon deixar de ser o mais cliente da Oracle.
Mas não precisa ficar na dúvida, façam um teste, migrem uma aplicação. Talvez não dê para migrar tudo, mas alguma coisa pelo menos.

duartes

Re: Amazon Aurora

Post by duartes »

Olá Portilho!!

Lá na empresa temos alguns projetos em Mysql, que geralmente são aqueles onde você compra um produto de terceiros e vem com o banco de dados "de brinde", embarcado. Não sei como funcionaria na prática esse tipo de migração, porque o Mysql até onde eu sei não é tão robusto e não possui uma lista extensa de features que só existem no ORACLE. O locator por exemplo que é bastante utilizado em nosso ambiente, creio que teria que ser reescrito para trabalhar com alguma função similar do Mysql. O backup/restore do Mysql também não é nenhuma maravilha, apesar que me disseram que agora dá pra usar o RMAN no Mysql. Bom, a questão é que a empresa quer reduzir custos, vamos ver até que ponto esse produto atende com a POC, mas acho difícil substituir o ORACLE a altura, sem perder na qualidade e estabilidade do ambiente atual

Post Reply