Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle Data Guard STBY by Archive, LGWR SYNC e LGWR ASYNC

STBY by Archive, LGWR SYNC e LGWR ASYNC

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Data Guard.

Mensagem Seg Fev 01, 2016 11:55 am

Vendo os modos de sincronismo do standby tem três tipos, por archive, por redo sincrono e redo assíncrono, correto?

Sempre que eu monto o meu dataguard ele eu configuro ele como:

ALTER SYSTEM SET LOG_ARCHIVE_DEST_2='SERVICE=STBY ASYNC VALID_FOR=ONLINE_LOGFILES,PRIMARY_ROLE) DB_UNIQUE_NAME=STBY';

Para a aplicação apenas no momento da geração do archive e não no preenchimento do redo, eu usaria:

ALTER SYSTEM SET LOG_ARCHIVE_DEST_2='SERVICE=STBY ARCH VALID_FOR=ONLINE_LOGFILES,PRIMARY_ROLE) DB_UNIQUE_NAME=STBY';?

Na documentação eu encontrei o seguinte:

Defaults

If the ARCH or the LGWR attribute is not specified with the LOG_ARCHIVE_DEST_n parameter, the default is ARCH.

Attributes

ARCH
The ARCH attribute indicates that redo logs are transmitted to the destination during an archival operation. The background archiver processes (ARCn) or a foreground archival operation serves as the redo log transport service.

LGWR
The LGWR attribute indicates that redo logs are transmitted to the destination concurrently as the online redo log is populated. The background log writer process (LGWR) serves as the redo log transport service. When transmitting redo logs to remote destinations, the LGWR process establishes a network connection to the destination instance. Because the redo logs are transmitted concurrently, they are not retransmitted to the corresponding destination during the archival operation. If a LGWR destination fails, the destination automatically reverts to using the archiver (ARCn) process until the error is corrected

https://docs.oracle.com/cd/B10501_01/se ... _param.htm

portilho Site Admin

Oi!
Correto, você pode transmitir por Archive (que só pode ser assíncrono por natureza), por LGWR SYNC ou LGWR ASYNCH.

Só um porém, você colocou aqui o link para a documentação do 9i, mas esse padrão ainda se aplica no 12c.
http://docs.oracle.com/database/121/REF ... E05A44.htm

O LGWR SYNC ou LGWR ASYNCH são pré-requisitos dos modos de proteção Maximum Protection e Maximum Availability.

Outro ponto que pode fazer com que a replicação seja por Archives é a falta de Standby Log Files:
"Redo received by a standby database is written directly to an archived redo log file if a standby redo log group is not available or if the redo was sent to resolve a redo gap."
http://docs.oracle.com/database/121/SBY ... #SBYDB5122

Sim, funcionou!!

Algo que eu não tinha entendido:
Até o momento em que um dos servidores não possui standby redo files a aplicação das sequences é feita via archive ao invés de redo?
O que me deixou confuso é:

Minha instancia ORCLPRD nunca foi STBY. -> Não possui standby log redo files (SRLs)
Minha instancia ORCLSTB é meu STBY por default. -> Possui standby log redo files (SRLs)

No momento de um switchover o meu novo STBY (ex ORCLPRD) fará a aplicação das sequences via archive ao invés de standby log files? Porque no lab 8.2 do seu material, antes de você iniciar o recover na nerv01 você adiciona os SLRs e só ai inicia o recover. Se eu não adicionasse, ele iria falhar por conta de eu ter configurado o archivelog_dest_2 como ASYNC (o que me obriga no uso de SRLs)?

E uma última pergunta: Quando eu adiciono os SRLs no STBY e faço um switchover/switchback eles são usados como redos normais quando a instancia está sendo PRIMARY? Por que eu não vejo nenhuma coluna na v$log ou v$logfile que me diga que aquele redo X é um SRLs quando o DATABASE_ROLE está como STBY, LOGICAL STBY ou SNAPSHOT.

PS: Portilho, não estou recebendo notificações de resposta do fórum no meu email. Teve um post que fiz do RFS e MRP0 que eu só via agora que você respondeu. Será que é o meu email ou para todos os membros do fórum? No Facebook também não vi nenhum "novo comentário" no post XPTO...

portilho Site Admin

Até o momento em que um dos servidores não possui standby redo files a aplicação das sequences é feita via archive ao invés de redo?
Sim, se não exisirem Standby Log Files, o envio será por Archives.

No momento de um switchover o meu novo STBY (ex ORCLPRD) fará a aplicação das sequences via archive ao invés de standby log files?
Sim.

Porque no lab 8.2 do seu material, antes de você iniciar o recover na nerv01 você adiciona os SLRs e só ai inicia o recover.
Não, veja que eu inicio o RECOVER na página 58 (Lab 8.2), para ver se está replicando (Media Recovery), e não há falha. Depois eu cancelo o RECOVER para adicionar os Standby Log Files, e inicio o RECOVER novamente. Eu já poderia ter criado os Standby Redo Logs antes do RECOVER no novo Standby, mas gosto de fazer os procedimento um passo de cada vez, se puder.

Quando eu adiciono os SRLs no STBY e faço um switchover/switchback eles são usados como redos normais quando a instancia está sendo PRIMARY?
Não, são REDOs separados. Ao abrir a nerv02 em OPEN, os Redo Logs serão criados iguais aos da nerv01. Os Standby Redo Log Groups estão na View V$STANDBY_LOG.

PS: Portilho, não estou recebendo notificações de resposta do fórum no meu email.
Eu estou recebendo notificações, mas não deixo de desconfiar de erros de configuração no Fórum, não sei usar direito isso aqui. :-D
Cocê viu se neste Fórum, lá embaixo está o link "Unsubscribe forum"?
No FB eu devo ter esquecido de publicar mesmo...

Entendi!

Encontrei na v$ARCHIVE_DEST_STATUS a coluna SLR que também diz se o redo log é um standby redo log ou um online.

Eu marquei para receber notificações, o engraçado é que eu recebia antes, mas parei.

portilho Site Admin

Ah, nunca tinha reparado nesta coluna. Eu vou pelo Alert Log.

Sobre as notificações, provavelmente é algo que fiz errado aqui. :-)

:D

portilho Site Admin

:-D

Voltar para Treinamento Oracle Data Guard