Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle Data Guard Passos para criação de um Physical Standby

Passos para criação de um Physical Standby

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Data Guard.

portilho Site Admin

Enviado por aluno:

"De volta do curso e treinando no laboratório o que foi repassado no curso de Data Guard 11g, me deparei com o fato de que no curso haviam sido repassadas várias formas de instalar o Physical Standby, assim como o Logical Standby. Como eu pretendo estar instalando os dois ambientes em um só local, me deparei com o fato "e, de onde posso partir, com base na apostila ?", pois além do ambiente ser diferente do linux, imaginei que até a criação dos services seja necessário para "levantar" os ambientes, quando estiverem sido concluídas a sua instalação e configuração.

Estou utilizando um Windows 7 Pro x64 e já instalei o Oracle 11gR2 (11.2.0.3) EE e já está tudo funcionando, inclusive com a porta 1521 liberada no firewall. Mas, quando me deparei com os passos para a criação do Physical Standby, todos os passos anteriores ao Checklist para Physical Standby já contavam com alguns dos passos utilizados para a criação do Stanby Manual. Então, isto significa que eu precisaria copiar o SPFILE, o arquivo de senhas, etc, para poder criar a instância de Standby via RMAN.

Favor comentar de forma detalhada os passos que sejam necessários para estar seguindo (de forma a ser possível a criação das instâncias Physical Standby e Logical Standby para relatórios) em ambiente Windows, se lhe for possível comentar à respeito, também."

portilho Site Admin

Os passos necessários, do zero, para a criação de um Physical Standby são:

- Oracle Database Software instalado no Primary;
- Banco de Dados em uso (OPEN) no Primary;
- Oracle Database Software instalado no Physical Standby;
- Habilitar modo ARCHIVELOG no Primary;
- Habilitar FORCE LOGGING no Primary;
- Configuração e teste (ping) de resolução de nomes bilateral;
- Coniguração e teste (tnsping) de resolução de SQL*Net bilateral;
- Configuração de autenticação via PASSWORD FILE (ou seja, cópia do arquivo);
- Adequação de parâmetros no PRIMARY (Lab 2.2, Lab 2.3);
- Adequação de parâmetros no STANDBY (Lab 2.2, Lab 2.3);
- Criação e cópia de STANDBY CONTROLFILE;
- Backup e Restore (métodos Lab 2, Lab 3, ou Lab 4);
- No Physical Standby, MOUNT em modo STANDBY DATABASE;
- Criação de STANDBY REDO LOGs no Physical Standby;
- No Physical Standby, execução de RECOVER MANAGED STANDBY.

Voltar para Treinamento Oracle Data Guard