Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle Data Guard Erro no RESTORE CONTROLFILE

Erro no RESTORE CONTROLFILE

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Data Guard.

Mensagem Qua Ago 07, 2013 2:58 pm
portilho Site Admin

Dúvida enviada por Viviane Marinho

Estou com um problema aqui: a máquina de standby ficou sem sincronicar durante um tempo, eu fiz o seguinte, criei um STANDBY CONTROLFILE lá na máquina de Produção, copiei para a máquina de STANDBY nos locais dos controlfiles já existentes.
Fui para o rman e quando aplico o:
RMAN> RESTORE CONTROLFILE, apresenta um erro.
Imagem intercalada 1
o banco de dados de STANDBY está no estágio de MOUNTED.
Ai no RMAN fui tentar fazer o restore do banco mesmo assim:
RMAN> RESTORE DATABASE; apresenta o seguinte erro:

Eu pesquisando na internet sobre esse erro fala que tem um problema na chamada do parâmetro DBMS_RCVMAN, e ai pesquisei sobre esse parâmetro também, conforme a seguir, 12. Arquitetura Os pacotes PL/SQL: DBMS_RCVMAN Acessa o controlfile do banco de dados alvo. Usado para operações de SET TIME. Verifica os headers dos datafiles e informações de checkpoint. Analisa o tamanho e localização dos datafiles.

Mensagem Qua Ago 07, 2013 3:03 pm
portilho Site Admin

Você tentou fazer o RESTORE CONTROLFILE com o banco em MOUNT, que é quando o CONTROLFILE já está em uso.
O RESTORE CONTOLFILE deve ter sido feito com o banco em NOMOUNT.

Mas no seu caso, você nem precisava do RESTORE CONTROLFILE, pois gerou o STANDBY CONTOLFILE na Produção, o copiou para o Standby, sobrescrevendo os existentes. Ou seja, você já fez o RESTORE CONTROLFILE, sem o RMAN, via comandos do sistema operacional.

Será que você não fez esta cópia dos CONTOLFILES com o banco já em MOUNT (e não em SHUTDOWN ou NOMOUNT)? Isso explicaria o erro do RESTORE DATABASE.
Esta Package é usada sempre que você utiliza o RMAN (página 4 do Treinamento Oracle Backup & Recovery), para ler e gravar informações no CONTROLFILE.

Voltar para Treinamento Oracle Data Guard