Oracle Standard StandBy Manual com ASM

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Data Guard.
Post Reply
rdantas_silva

Oracle Standard StandBy Manual com ASM

Post by rdantas_silva »

Boa tarde Portilho,

É possível utilizar Oracle StandBy Manual com ASM? Caso sim, como fazer para copiar os arquivos para o servidor secundário?
Atualmente utilizo rsync para copiar os arquivos para o servidor remoto, mas não sei se seria possível utilizar rsync com ASM.

portilho
Site Admin

Re: Oracle Standard StandBy Manual com ASM

Post by portilho »

Oi.
Imagino que você esteja tentando copiar os Archives para o servidor com ASM via rsync. Até onde sei, isto não é possível.
Neste caso, o que eu faço é um Backup de Archives na Produção, copio ele para o servidor Standby via rsync (em um Filesystem normal), e no Standby, executo CATALOG nestes Backups de Archives, e faço o Recover.

duartes

Post by duartes »

Olá Portilho,

Onde trabalho existe um servidor ORACLE 11G RAC ASM (11.2.0.3) Enterprise (Exadata) e dois servidores Oracle Standard One Stand Alone (11.2.0.4) que pretendemos utilizar como contingência. Sabe me dizer se eu poderia formatar esses servidores Oracle Standard e disponibilizar outro ambiente RAC com a versão Enterprise para posteriormente configurar o Data Guard? nesse caso a empresa teria que pagar licença pelo servidor RAC em Stand By? No caso de se utilizar o ambiente atual Oracle Standard como contingência do Enterprise, qual a melhor estratégia para atualizar esse ambiente na sua opinião? (ASM na origem e File System no destino)

Valeu!!
Sérgio

portilho
Site Admin

Post by portilho »

É possível utilizar Oracle Standby Manual com ASM, mas não é possível fazer rsync para o ASM.
Dá pra utilizar ACFS, mas o mais simples (é como eu faço) será fazer rsync de Backup de Archives para uma área em Filesystem no Standby, e aí CATALOG e RECOVER no Standby.

duartes

Post by duartes »

Olá Portilho,

Como está complicado manter o Exadata devido a todos os custos envolvidos (E negociar com a ORACLE é complicado) a tendência é instalar outro RAC e migrar nossos bancos para um servidor menor de outro Fabricante, já que as licenças que temos me parece que não expiram e podem ser utilizadas em outro hardware. Sabe me dizer se durante esse processo de transição, a empresa precisa ter licenças adicionais? Atualmente, qual versão você recomendaria para substituir a nossa atual 11.2.0.3? Estou pensando em utilizar a 18.3, tendo em vista que é possível o upgrade direto (apesar que tentei realizar o upgrade pelo rman e houveram alguns problemas). Vou testar a estratégia da cópia dos archives via rsync para um compartilhamento NFS no destino e complementar com um backup lógico via datapump

portilho
Site Admin

Post by portilho »

Se a Licença é por Processador, ela pode ser utilizada em qualquer Processador (desde que da mesma arquitetura, pois pode ter diferença do Core Factor em arquiteturas diferentes), não é atrelada a este ou aquele servidor. Se você tem Licença para 8 Processadores, pode utilizar as 8 neste servidor, ou 4 nesse e 4 naquele.

Mas se está usando, tem que pagar, não existe um perdão por "usar só um pouquinho". Se for manter o servidor antigo em uso por alguns meses, por exemplo, tem que pagar. Se for só no momento da migração, não precisa pagar, pois na verdade os dois servidores não estão em uso produtivo ao mesmo tempo. Se possível, recomendo uma conversa com seu parceiro Oracle, deve ser possível um acordo, mas é melhor que seja formalizado.

Para upgrade de qualquer versão, a versão que deve-se ir deve ser a 1, último RU. 19c é 18c com correções. E vale o de sempre, teste bem.

O procedimento que você utilizou está no Upgrade Guide? Se não está, onde você pegou este procedimento?
Upgrade Guide: https://docs.oracle.com/ ... index.html

duartes

Post by duartes »

Boa tarde Portilho,

Temos três servidores disponíveis (Atualmente com ORACLE Standard One e uma solução de Cluster Ativo/Passivo da Red Hat). A licença do RAC Exadata é por processador, então me parece uma boa idéia formatar esses servidores, subir um RAC com a versão Enterprise 18C e substituir o Red Hat por Oracle Linux para parar de pagar licença para a Red Hat. A idéia é deixar os dois ambientes ativos e ir testando e migrando os sistemas poucos; deixar ativo só no momento da Migração e virar tudo pro outro ambiente é infarto na certa (e depois cartão vermelho, rs). Então creio que será necessário uma conversa com o Gerente de contas da ORACLE para ver como será essa transição

Testei algumas estratégias e recomendações da Oracle, a que me pareceu mais acertada foi criar um compartilhamento nfs entre os servidores e restaurar o backup do rman no destino. Em seguida, é necessário executar os scripts de upgrade para a versão 18C. Esses foram os links que a ORACLE recomendou para a tarefa até agora. Instalei um Stand Alone no destino para iniciar os trabalhos, até agora me parece tudo bem. Você conhece algum link com recomendações para "tunar" o ambiente após a migração para a 18C, fora o Upgrade Guide?

How to Move/Restore DB to New Host and File System using RMAN (Doc ID 1338193.1)
Upgrade to 12c using RMAN Duplicate with Noopen clause and Backup Location (Doc ID 2022820.1)
How to restore and recover a database from an RMAN backup. (Doc ID 881395.1)
DUPLICATE (Backup based) DATABASE from non ASM to ASM (vice versa) to different host (Doc ID 382669.1)

Grande Abraço,
Já fui seu aluno, quero voltar aí pra fazer um Curso de Dataguard

Post Reply