Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle RAC Capacity Oracle RAC

Capacity Oracle RAC

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle RAC.

Mensagem Ter Mai 16, 2017 1:07 pm

Bom Dia Portilho,
estou fazendo um trabalho de capacity no meu ambiente rac.
Nao sei se voce lembra, mas é aquele rac onde tenho 14 instancias rodando na versao 11gr2.
Estou fazendo um estudo de carga e capacityt para todas essas instancias.
Existe algum best pratice para alocação de memoria e cpu para todas essas instancias?!...(todas as instancias estao com o process setado para 100).

Mensagem Qua Mai 17, 2017 9:35 am
portilho Site Admin

Oi !
Creio que não exista uma definição para a alocação de recursos para uma instância (fora o mínimo para funcionar), pois cada instância pode ter uma carga diferente, e portanto, requisitos diferentes.
O que eu faria é tirar AWR / STATSPACK do horário mais comum de cada instância, e verificar o consumo de cada uma.

Mensagem Qua Mai 24, 2017 11:57 am

Ok. Obrigado Portilho.
Qual é a conta que eu faço para entender a memoria e cpu utilizada para uma instancia?!...(nao sei se existe essa conta)
eu tenho 4GB shared pool em uma instancia rac, com 100 processos.
Como que eu analiso se 4GB sao suficientes e 2 cpu's para atender 100 processos para determinada instancia?!

Mensagem Seg Mai 29, 2017 9:37 am
portilho Site Admin

Acho que a quantidade de memória utilizada por uma instância é fácil de saber, é a soma da SGA (sga_max_size) + PGA (pga_aggregate_target).
Para saber quanta CPU cada instância em um servidor está utilizando, acho menos assertivo, mas você pode ver em um AWR / Statspack de 24 horas quanto foi gasto em DB Time (na seção Time Model). Se o servidor tem 10 CPUs, e o DB Time gasto e, CPU foi de 24 horas (em uma janela de 24 horas), está instância usou as 10 CPUs. Se o DB Time de CPU foi de 12 horas, ela usou 5 CPUs, e assim por diante.

Voltar para Treinamento Oracle RAC