Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle RAC Script CPUup e CPUdown no Oracle Clusterware 11gR2

Script CPUup e CPUdown no Oracle Clusterware 11gR2

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle RAC.

Bom dia Portilho,

Estou precisando de uma luz no seguinte cenário:
Oracle Clusterware 11gR2 + ASM + Database 10gR2, 6 instâncias Single (em modo failover) sobre AIX 6.1 em Power P8.
Tenho que implementar um script de CPUup e CPUdown no Oracle Clusterware. O script eu já tenho e este vai fazer adição e remoção dos processadores nas LPARs toda vez que o banco subir e baixar/cair.
Vi que tenho como criar Action Scripts no Clusterware, mas tenho como colocar eles como dependência do recurso database? E no cenário onde tenho 6 databases como faço essa dependência?
Não sei se com toda a sua experiência você já viu algo assim...
Por mim eu teria colocado Dataguard nesse ambiente, mas tem uma questão de licenciamento. A questão da adição e remoção dos CPUs é por conta de licenciamento, o que também para mim não faz sentido, mas um cara da Oracle disse ao cliente que ele poderia usar desta forma, pois o cliente tem 8 licenças EE e então pensaram da seguinte maneira:
    srv1 rodando o banco = 7 CPUs
    srv2 não rodando o banco = 1 CPU
Dessa maneira estão usando 8 CPUs e quando ocorrer o failover os scripts de CPUup e CPUdown fazem o ajuste dos processadores.
Não sei se deu pra entender. É uma confusão danada, mas hoje não tenho outra saída a não ser executar o que o DBA do cliente quer.
Se fosse com Dataguard teria que licenciar os 2 nós com 8 CPUs, certo?

Acho que é isso e fico grato no que puderes me contribuir.

Abraços,

Franky
Editado pela última vez por frankyweber em Seg Mai 30, 2016 9:53 am, em um total de 1 vez.

portilho Site Admin

Pela questão do licenciamento eu acho que esta estratégia faz sentido, desde que respaldado pela LMS. Realmente em LPARs só se pagam as CPUs alocadas (diferentemente de VMware), e se for apenas para Failover só são necessárias Licenças se você utilizar o nó passivo (ativa-lo e usar o Banco de Dados a partir dele) mais que 10 vezes por ano.
Eu acho que você vai usar um script só, que faz o Up e Down das CPUs (como o que usamos no OGG). Coloca ele como dependente de um dos bancos apenas (entendo que vai fazer FAILOVER de todos os bancos), e a ação STOP dele tira as CPUs, e o START adiciona as CPUs.

Voltar para Treinamento Oracle RAC