Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle RAC Script CPUup e CPUdown no Oracle Clusterware 11gR2

Script CPUup e CPUdown no Oracle Clusterware 11gR2

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle RAC.


Mensagens: 0
Bom dia Portilho,

Estou precisando de uma luz no seguinte cenário:
Oracle Clusterware 11gR2 + ASM + Database 10gR2, 6 instâncias Single (em modo failover) sobre AIX 6.1 em Power P8.
Tenho que implementar um script de CPUup e CPUdown no Oracle Clusterware. O script eu já tenho e este vai fazer adição e remoção dos processadores nas LPARs toda vez que o banco subir e baixar/cair.
Vi que tenho como criar Action Scripts no Clusterware, mas tenho como colocar eles como dependência do recurso database? E no cenário onde tenho 6 databases como faço essa dependência?
Não sei se com toda a sua experiência você já viu algo assim...
Por mim eu teria colocado Dataguard nesse ambiente, mas tem uma questão de licenciamento. A questão da adição e remoção dos CPUs é por conta de licenciamento, o que também para mim não faz sentido, mas um cara da Oracle disse ao cliente que ele poderia usar desta forma, pois o cliente tem 8 licenças EE e então pensaram da seguinte maneira:
    srv1 rodando o banco = 7 CPUs
    srv2 não rodando o banco = 1 CPU
Dessa maneira estão usando 8 CPUs e quando ocorrer o failover os scripts de CPUup e CPUdown fazem o ajuste dos processadores.
Não sei se deu pra entender. É uma confusão danada, mas hoje não tenho outra saída a não ser executar o que o DBA do cliente quer.
Se fosse com Dataguard teria que licenciar os 2 nós com 8 CPUs, certo?

Acho que é isso e fico grato no que puderes me contribuir.

Abraços,

Franky
Editado pela última vez por frankyweber em Seg Mai 30, 2016 9:53 am, em um total de 1 vez.

portilho Site Admin

Mensagens: 444
Pela questão do licenciamento eu acho que esta estratégia faz sentido, desde que respaldado pela LMS. Realmente em LPARs só se pagam as CPUs alocadas (diferentemente de VMware), e se for apenas para Failover só são necessárias Licenças se você utilizar o nó passivo (ativa-lo e usar o Banco de Dados a partir dele) mais que 10 vezes por ano.
Eu acho que você vai usar um script só, que faz o Up e Down das CPUs (como o que usamos no OGG). Coloca ele como dependente de um dos bancos apenas (entendo que vai fazer FAILOVER de todos os bancos), e a ação STOP dele tira as CPUs, e o START adiciona as CPUs.


Voltar para Treinamento Oracle RAC