Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle RAC Configurando SSH

Configurando SSH

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle RAC.

Mensagem Sáb Set 12, 2015 2:18 pm

Estou tendo problemas para configurar o SSH

Já segui os passos do Tim Hall no link
https://oracle-base.com/articles/linux/ ... n-on-linux
Tanto da forma manual (Manual User Equivalence) como o método da Oracle (sshUserSetup.sh)
Porém, na hora de realizar o teste de ssh via interface gráfica ocorre o erro:

INS-06006: Passwordless SSH connectivity not set up between the follwing node(s): rac01, rac02

Entretanto, seguindo o passo a passo do Tim Hall eu consigo efetuar o ssh sem senha, apenas no momento da verificação do OUI ele da erro.
Teria alguma passo a passo para indicar? No material do ORAC não consta como efetuar o procedimento, apenas diz para configurar. Ou estou fazendo algo errado?

Mensagem Ter Set 15, 2015 10:44 am
portilho Site Admin

É dessa forma que você executa o script?

[oracle@nerv01 sshsetup]$ cd /home/oracle/grid/sshsetup
[oracle@nerv01 sshsetup]$ ./sshUserSetup.sh  -user oracle -hosts "nerv01 nerv02" -advanced -exverify -confirm -noPromptPassphrase

Tente executá-lo após apagar as pastas /home/oracle/.ssh dos dois servidores antes.

A saída do comando "id" dos usuários deve ser exatamente igual, inclusive dos grupos.

[ricardo@Melquior ~]$ sudo id oracle
uid=1002(oracle) gid=1003(oinstall) grupos=1003(oinstall),1004(dba),1005(oper)
[ricardo@Melquior ~]$

Mensagem Ter Set 15, 2015 10:58 am

Obrigado pelas dicas, o comando estava igual ao que você informou, mas o erro era outro.
A Oracle poderia melhorar as mensagens de erro... O erro apontava ser no ssh, mas na verdade era no meu DNS, ele não estava resolvendo o nome das máquinas corretamente, por isso o OUI sempre dava erro e eu conseguia conectar via ssh via putty.

Uma dúvida que ficou agora: Na hora que eu vou adicionar um outro nó tendo em vista que já está tudo ok no rac01 e rac02, por exemplo rac03, eu configuro o ssh passando as três máquinas.

./sshUserSetup.sh -user oracle -hosts "rac01 rac02 rac03" -advanced -exverify -confirm -noPromptPassphrase

O cluster pode estar no ar quando eu altero o ssh?

Mensagem Ter Set 15, 2015 11:16 am
portilho Site Admin

Para adicionar o nó, apague a pasta .ssh dos três nós e execute o comando, com os três nós como você passou.
Pode fazer isto com o Cluster no ar, não há nenhum impacto.

Mensagem Ter Set 15, 2015 11:44 am

Ok, vou testar, obrigado!

Mensagem Ter Set 15, 2015 12:18 pm
portilho Site Admin

:-D

Voltar para Treinamento Oracle RAC