Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle RAC Adicionar novos discos para apagar antigos

Adicionar novos discos para apagar antigos

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle RAC.

Mensagem Seg Ago 17, 2015 12:53 pm

Bom dia,

Tenho um cenário onde os discos entregues ao ASM estão configurados incorretamente a nível de MPIO.
Gostaria de adicionar novos discos a este DG e remover os incorretos sem indisponibilidade.
Sei que não há como alterar a redundância que hoje é external para normal, pois o ASM não suporta essa reconfiguração, mas teria alguma maneira de fazer isso sem causar a indisponibilidade de mover os arquivos para um novo diskgroup?
Se eu remover um disco no ASM ele não vai rebalancear esses dados para os outros discos restantes se tiver espaço disponível no mesmo diskgroup?

Abraços,

Franky

Nunca cheguei a fazer o teste com EXTERNAL REDUNDANCY, monte uma VM e faça um teste.
Mas em relação ao down time eu acredito que não seja possível, pois você estará alterando a nível de database e não instance.

portilho Site Admin

Realmente não conheço uma forma de migrar DATAFILEs para outro DG que não tenha indisponibilidade (exceto no 12c).
E sim, se um disco for removido, os dados que estavam nele serão distribuídos nos discos restantes. Se não tiver espaço disponível, o disco não é removido.

Obrigado Portilho. Exatamente o que eu pensava. A ideia era poder remover os discos com a configuração errada e adicionar os novos corretos sem ter indisponibilidade.

portilho Site Admin

Ok. :-)

Voltar para Treinamento Oracle RAC