Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle RAC RAC de 2 Nós? Usar ou não?

RAC de 2 Nós? Usar ou não?

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle RAC.

Mensagem Ter Jan 28, 2014 1:15 pm
portilho Site Admin

Dúvida enviada pelo aluno Clayton Xavier.

A empresa adquiriu um storage e dois server para eu instalar o oracle.
Nós temos a versão Oracle Standard Edition.
Meu supervisor disse para eu implantar o RAC.
Na sua lista de melhores práticas? - RAC de dois nós não é Cluster, é Disaster Recovery de Luxo.
Neste caso, qual é a solução para que eu faça algo seguro?
Eu gostaria de implantar algo replicando entre os dois servers, porém dataguard é somente para versão enterprise.
Eu poderia usar algo manual? Standy manual?

Mensagem Ter Jan 28, 2014 1:16 pm
portilho Site Admin

Bom, eu digo esta frase "RAC de 2 Nós não é Cluster, é Disaster Recovery de Luxo", porque ele tem vários problemas:
- Você só pode utilizar até 50% de vários recursos (CPU, RAM utilizada por processos, etc.) de cada máquina, pois deve se preparar para que, na falha de uma delas, a máquina sobrevivente consiga aguentar a carga da máquina que sofreu a falha. Ou seja, você compra duas máquinas, mas (a grosso modo) só pode usar uma (50% + 50%);
- O RAC só escala se a aplicação for particionada em Services, e a carga dividida entre os Nós (para reduzir o tráfego de blocos pelo Interconnect). Com apenas 2 Nós, você tem menos opções para balanceamento. Por exemplo, se seu banco tem funções de OLTP e OLAP, com mais os trabalhos do DBA (coleta de estatísticas, backup, exp, defrag, etc.), você tem a necessidade de ter três Services, e só tem 2 Nós. Um dos Service será penalizado;
- A partir do RAC 11gR2, você tem 3 IPs SCAN, onde a intenção é que sejam distribuídos em 3 Nós: se um nó cair, apenas um IP SCAN estará (temporariamente) fora. Já em um RAC de 2 Nós, um deles ficará com 2 IPs SCAN, e em caso de falha, dois IPs estarão indisponíveis. Isto não é um grande problema, parecerá uma pequena lentidão ao iniciar uma conexão;
- No caso de falha do Interconnect, a última máquina a entrar no Cluster será removida, mesmo se a falha foi na placa de rede da primeira máquina a entrar no Cluster (lembra deste Lab?). Neste caso, você ficará com as duas máquinas inoperantes. Isto não aconteceria em um RAC de 3 Nós.

Mas, RAC de 3 Nós é muito caro, pois você tem que partir para a edição Enterprise...

Ou seja, o RAC de dois nós funciona, mas ele tem vários problemas que uma quantidade mais de Nós não teria. Mesmo assim, um possível Failover ainda é muito mais rápido e automático do que Data Guard ou Standby Manual.
Mas veja que o Data Guard te protege contra outros tipos de falha, como "rm" nos datafiles na Produção.

Voltar para Treinamento Oracle RAC