Backup full e incremental com diferentes retenções

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Backup & Recovery.
Post Reply
frankyweber

Backup full e incremental com diferentes retenções

Post by frankyweber »

Portilho, você sabe se tenho como executar um backup full diário com retenção de 1 dia e executar outro incremental level 0 no domingo e level 1 nos demais dias da semana e reter este conjunto por 30 dias? Consigo ter isso dentro do mesmo catálogo que aponte para o mesmo controlfile? Ou posso usar algo do tipo "KEEP UNTIL TIME" só que com a opção de armazenar durante 30 dias?
Esses clientes vem com cada coisa....

Abraços,

Franky

frankyweber

Re: Backup full e incremental com diferentes retenções

Post by frankyweber »

Resolvido. Usei a opção "KEEP UNTIL TIME 'sysdate + 30'".
Dessa forma tenho a retenção do catálogo e a retenção para este backup incremental com o "KEEP".

portilho
Site Admin

Post by portilho »

Olá Franky!
Desculpe pela demora em responder. É isto mesmo que você falou.
Controle os Backups gerais pela RETENTION e DELETE OBSOLETE, e faça o Backup "especial" com o KEEP:
RMAN> BACKUP DATABASE KEEP UNTIL TIME='SYSDATE+30';

O DELETE OBSOLETE não irá tocar no backup com KEEP UNTIL.

portilho
Site Admin

Post by portilho »

Um adendo: A RETENTION trata de Backups completos (ou INCREMENTAL LEVEL 0), o DELETE OBSOLETE apaga estes backups, e seus dependentes (ARCHIVEs e INCREMENTAL LEVEL 1), já que eles não seriam mais necessários.

wendercruz

Post by wendercruz »

Boa Tarde,
Apenas uma curiosidade que fiquei ao ler, a regra de backup esta sendo feito um Backup Full diário, um incremental level 0 aos domingos e level 1 nos demais dias, porém já estaria fazendo o backup level 0 que seria seu backup base, qual o motivo de fazer um backup full diário?

Abraços.

portilho
Site Admin

Post by portilho »

Não vejo motivo para esta estratégia de Backup. Acho o LEVEL 0 do domingo desnecessário.
Em caso de RESTORE, será utilizado o último FULL ou LEVEL 0, e em RECOVER, será utilizado o LEVEL 1 ou ARHIVED REDO LOGs.
Ou seja, se for necessário um RESTORE / RECOVER na terça-feira, será utilizado o FULL de segunda-feira.
A única coisa que talvez ajude nesta estratégia é o LEVEL 1, que irá acelerar o RECOVER, mas apenas se há mais alteração de blocos do que inserção e remoção. E esta aceleração só seria perceptível na casa de algumas centenas de GB de alterações diárias, não sei se é o caso.

Se o banco de dados tem o luxo de fazer um FULL diário, imagino que não sejam muitos TB, pelo contrário. Uma estratégia muito mais simples seria FULL diário e ARCHIVEs de acordo com o RPO do cliente. O Oracle já tem um Backup Incremental natural: ele chama-se ARCHIVEs.

frankyweber

Post by frankyweber »

Bom dia, obrigado pela resposta, Portilho.

Wender, mudamos a estratégia depois do meu post e foi exatamente essa sua dúvida que informei para o cliente. Então adotamos que ele iria executar um full diário e reter somente o backup full de domingo por 30 dias, assim não teria necessidade de executar qualquer outro tipo de backup, porque o que ele precisava era ter um backup por semana que tivesse 30 dias de retenção. A ideia do incremental foi do Analista SAP Basis do cliente, que achava que seria o ideal.

Abraços,

Franky

portilho
Site Admin

Post by portilho »

Ah, ficou bem mais simples a estratégia agora.
Abraço !

Post Reply