Multiplexar os logs

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Backup & Recovery.
Post Reply
portilho
Site Admin

Multiplexar os logs

Post by portilho »

Dúvida enviada por Marcelo Vargas:

Fiquei em dúvida referente a uma situação e gostaria de saber a sua opinião a respeito.
Com os níveis de segurança que temos hoje em dia com relação a HD's, digo com respeito a espelhamento...
É realmente necessário multiplexar os logs?
Pensei na possibilidade de não multiplexar pois reduziria o I/O ...
OU é possível que possa ocorrer um erro no momento da gravação do log e nesse caso a gente poderia recorrer ao arquivo multiplexado.
Como tenho um sério problema de I/O no meu ambiente, pensei nessa possibilidade...
Tem alguma diferença de performance o fato dos logs estarem multiplexados ou não?

portilho
Site Admin

Re: Multiplexar os logs

Post by portilho »

O RAID te protege contra certo tipos de falhas.
A Multiplexação te protege contra outros tipos.

O RAID não te protege contra corrupção do Redo Log (como no exemplo que você citou abaixo), e também não te protege contra um "rm -rf", ou seja, uma falha humana.

E sim, quanto mais membros em um grupo, maior o impacto no desempenho: a gravação terá que ocorrer duas vezes no caso de um grupo com dois membros. Trata-se realmente uma escolha entre desempenho e recuperabilidade, por isto também a recomendação de que os membros de um mesmo grupo estejam em discos diferentes (o que também ajuda na proteção).

Minha recomendação: multiplexe os Redo Logs. Você não vai gostar da situação do Redo Log corrompido, ou de perder o Current. Eu prefiro conviver com lentidão (e pressionar a Gerência por melhorias no I/O) do que perda de dados.

Post Reply