Softwares de Backup

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Backup & Recovery.
Post Reply
charles.roberto

Softwares de Backup

Post by charles.roberto »

Pessoal, estou com uma dúvida referente a softwares de backup tipo commvault, netvault, etc.
Aparentemente eles não permitem que se faça o restore de um banco a não ser que seja para uma máquina com um client destes softwares e somente pela interface deles.
Aí fiquei em dúvida se não é melhor fazer o backup para o SO e usar o software para fazer a gravação em fita dos arquivos gerados pelo backup.
Pergunto, porque preciso testar o restore de um banco em outro servidor mas para isso preciso instalar o client e ter licença dele, não posso simplesmente pegar os arquivos gerados pelo backup e restaurar a partir deles.
Meu receio é no caso de alguma m. grande, ficar refém do software de backup.
Alguém que usa estes softwares saberia dizer qual a melhor estratégia ? Preciso ter medo disto ou não ?
Grato,
Charles

portilho
Site Admin

Re: Softwares de Backup

Post by portilho »

Sim, a maioria (todos que eu conheço) destes programas de interface com a fita precisam que o programa cliente esteja instalado e configurado para que uma recuperação feita através da fita seja possível.
O TSM (Tivoli Storage Manager), por exemplo, requer que você configure o programa cliente na máquina destino, informando que ele na verdade é a máquina origem, para que ele possa ter acesso aos backups desta.

Nestes casos, eu prefico fazer como você falou, restaura para um disco, copia e restaura. Mas isso requer o espaço de manobra.

O que eu prefiro para duplicação é o Active Duplicate do RMAN:
DUPLICATE TARGET DATABASE FROM ACTIVE DATABASE DORECOVER NOFILENAMECHECK;

charles.roberto

Post by charles.roberto »

Obrigado Portilho.
Já iniciei a alteração do backup em nossos servidores.

portilho
Site Admin

Post by portilho »

:-D

Post Reply