ASM size disk

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Performance Diagnostics & Tuning.
Post Reply
gcomenale

ASM size disk

Post by gcomenale » Tue Jun 07, 2016 12:44 pm

Portilho,

Já vi alguns DBA's comentando que no ASM é bom quebrar os discos em vários pequenos ao invés de vários grandes...
As histórias que eu escuto são mais ou menos assim: "A Oracle analisou o meu ambiente e recomendou que trocassemos os discos do ASM por X discos de até 50gb.

Porém, nunca vi uma nota dizendo, 50g, 75gb ou 100gb é mais apropriado, etc.
Meu ambiente tem cerca de 3TB de espaço em disco e tem um disco de 1,2tb que quero quebrar em 12 de 100gb, mas fiquei pensando nessa questão dos 50gb. Se seria melhor 24 de 50gb ao invés de 12 de 100gb.

Já viu algo do tipo?

portilho
Site Admin

Re: ASM size disk

Post by portilho » Wed Jun 08, 2016 4:54 am

Utilizar vários discos faz total sentido se são discos reais. Isto faria com que os I/Os se espalhassem pelos dispositivos físicos.
Mas se no Storage 10 volumes de 100GB fossem trocados por um volume de 1TB, mas os discos fossem os mesmos, não vejo qual seria a diferença em termos de desempenho.

Existe um problema em usar discos grandes (na verdade, de tamanhos diferentes) relacionado a desempenho. Imagine que você tem 01 disco de 1TB no ASM, acaba o espaço, e o administrador do Storage só consegue adicionar 01 disco de 100GB. Você fica então com 01 disco de 1TB e 01 de 100GB no mesmo Disk Group, em redundância EXTERNAL. O disco de 1TB receberá 10x mais gravações do que o de 100GB, e se forem discos reais e diferentes dentro do Storage, isto será um problema.
Novamente, tudo depende do Storage, de como são os discos entro dele.

Post Reply