A única maneira de medir-se o desempenho de um sistema computacional é pelo tempo.
Só o tempo é o que importa para o cliente.
O tempo computacional na visão do cliente (Tempo de Resposta) é composto do Tempo se Serviço (a execução do comando SQL em si) + o Tempo de Espera. O Tempo de Espera é causado por todos os recursos computacionais, físicos e lógicos (disco, rede, locks, latchs) entre o Tempo de Resposta e o Tempo de Serviço.
O Tuning de SQL aborda a redução do Tempo de Serviço.
Este Treinamento aborda o Tempo de Espera.
A única forma de medir o Tempo de Espera no Oracle Database é através de Wait Events, ou OWI (Oracle Wait Interface).
O Oracle Database possui em sua versão atual (11gR2) mais de 1.100 Wait Events. Mas apenas algumas dezenas são responsáveis por cerca de 90% dos problemas de lentidão em nível de instância.
Os Wait Events possuem causas fixas e conhecidas e portanto, soluções igualmente metódicas, baseadas no entendimento documentado da arquitetura modular do Oracle Database.
Este Treinamento irá treinar o aluno a identificar os Wait Events que são o problema do ambiente, assim como causar, correlacionar e solucionar seus maiores ofensores.
Além disso, iremos derrubar diversas lendas do Oracle, e também praticar diversas técnicas de Tuning que podem ser utilizadas em uma situação muito comum: não se pode alterar a aplicação.