Acompanho sempre que possível alguns 'causos' no Blog e um deles (DB_FILE_MULTIBLOCK_READ_COUNT (ou “Migramos para 11gR2 e ficou lento”): http://nervinformatica.com.br/blog/?p=4209) acabou chamando a minha atenção, a algum tempo atrás:
O Full Table Scan passou a ser uma boa escolha com uma quantidade menor de dados por que agora o Oracle lê de 16 em 16 blocos, e não de 128 em 128, e o I/O onde este teste está sendo executado é uma droga (um netbook com processador Atom e 2GB de RAM). Esta é uma das razões porque se ouviu muito falar “migramos para 11gR2 e ficou lento”, o que ajuda a criar a lenda “nunca mais façam upgrade nessa empresa”.
Imagino que outro artigo entitulado "Migramos para o 12cR1 e ficou mais lento ainda" venha a ser publicado em breve, mas por enquanto o que me contaram foi que as consultas passaram a ser mais rápidas no novo servidor (máquina dedicada), só que as inserções transformaram as aplicações em uma 'carroça' (???), gerando até 'timeouts' ! Nem tive tempo ainda de poder acessar o ambiente para checar os eventos de espera que foram gerados, mas após constatar na prática (em outros ambientes) o que aquele artigo abordou (e, que me ajudou a "desarmar algumas bombas" dos parâmetros 'mutantes' da Oracle), aproveito então o momento para saber se mais algum parâmetro destes foi alterado (e que devamos ter algum CUIDADO EXTRA), das versões 10-11g para versão 12c.
Agradeço desde já se puderem compartilhar as observações e cuidados necessários com determinados parâmetros, mesmo porque eu mesmo já tive muitos problemas com a performance geral das aplicações simplesmente porque a Oracle "deu na telha" de mudar a forma como as consultas ao dicionário utilizavam o otimizador, afetando SERIAMENTE a forma como componentes VCL do Delphi funcionavam. Bastou 'reprogramar' alguns destes parâmetros para que 'se comportassem' tal como nas versões anteriores, que o resto 'entrava nos eixos', como deveria ser...
Abraços,