Índice do fórum Treinamentos Básicos Treinamento DBA Júnior OCA

OCA

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento DBA Júnior.

OCA

Mensagem Qui Jan 26, 2017 5:41 pm

Olá Ricardo!,

Estou com o livro Oracle "11g- SQL Fundamental Exam Guide (Exam 1Z0-051)", e gostaria de saber se é válido ainda para um currículo de um dba a certificação OCA do oracle 11G ou se é mais viável eu já estudar para tirar a do 12C?, pois estou muito afim dessa certificação!

Muito obrigado novamente!.

Mensagem Seg Jan 30, 2017 11:48 am
portilho Site Admin

Quanto mais antiga a versão da certificação, mais reconhecida ela é por outros profissionais, pois ela se traduz (um pouco) em anos de experiência. Por exemplo, você respeita mais um DBA que é OCP 8i ou OCP 11g? Um dia a 11g "será a 8i".

Mas a certificação mais atual tem uma sobrevida maior (vai demorar mais para você falar "puxa, tenho que renovar minhas certificações"), e geralmente é melhor vista pelos RHs e Gestores ("puxa, esse cara se atualiza"). Além disso, agora as certificações Oracle tem data de expiração. Por outro lado, algum processo seletivo feito por uma pessoa despreparada pode achar que quem sabe 11g não sabe 10g ("que pena, esse candidato tem certificação 11g, mas o banco do cliente é 10g").

Pesando tudo isso, se eu tivesse que escolher hoje, tiraria a mais nova. Mas se eu puder investir mais tempo e dinheiro, tiraria a mais antiga possível, e faria o(s) upgrade(s). Aí eu teria todas as versões.

Voltar para Treinamento DBA Júnior