Instalação do Mysql

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento DBA Júnior.
Post Reply
Rkevin

Instalação do Mysql

Post by Rkevin » Fri Dec 16, 2016 11:40 pm

Ricardo,

Estava estudando toda á prática de instalação do MySQL entre os slides da nerv e o oracle-base do tim hall (https://oracle-base.com/articles/mysql/ ... n-on-linux) e tem uma dúvida me martelando, tipo...consegui instalar o mysql 5.6 pelo yum (já estou até brincando com ele) mas tem uma parte que o tim hall fala para configurar o arquivo "/etc/my.cnf" com os parâmetros abaixo:

user=mysql
log_bin=/u01/log_bin/myDB
datadir=/u01/data
tmpdir=/u01/tmpdir

sendo assim, já tinha criado os diretórios necessários para funcionar esses parâmetros que o tim hall explicou anteriormente mas enquanto estava configurado desta maneira eu não conseguia subir o serviço mysqld porquê dava erro, mas aí depois que apaguei os três últimos parâmetros de baixo para cima; deixando apenas o "user=mysql" daí funcionou!, consegui subir o mysqld e rodar o mysql 5.6.

Queria muito saber porquê que dava erro sendo que tinha configurado com os diretórios que criei e porquê deu certo depois que os apaguei, talvez haja algum parâmetro default já configurado mas não vi nada no editor além do user= """, desculpe o textão, foi difícil formular essa pergunta, se precisar de algum print eu mando.

Obrigadão!!!.

portilho
Site Admin

Re: Instalação do Mysql

Post by portilho » Mon Dec 19, 2016 2:32 pm

Olá.
Se estes parâmetros não estão (e por padrão não estão mesmo) no /etc/my.cnf, vale o valor padrão.
Por exemplo, o valor padrão do datadir é /var/lib/mysql.

Se você alterar estes parâmetros, o mysql será recriado nos diretórios indicados (os dados também poderiam ser movidos para lá). Mas estes diretórios devem existir, e ter permissão para o usuário mysql. Geralmente o erro para estes parâmetros é a falta de diretório ou permissão mesmo..

Rkevin

Post by Rkevin » Tue Dec 27, 2016 7:39 am

Beleza, Ficou bem mais claro agora!!
Onde consigo encontrar os valores padrões dos parâmetros do my.cnf?, teria algum site com alguma documentação do mysql ou algum arquivo de log que mostre isso?, queria muito encontrar para saber o modo default dos parâmetros!.

portilho
Site Admin

Post by portilho » Thu Dec 29, 2016 10:54 am

Aqui na documentação você encontra qual é o valor "Default" de cada parâmetro: https://dev.mysql.com/doc/refman/5.7/en ... tions.html

Rkevin

Post by Rkevin » Thu Dec 29, 2016 12:23 pm

isso!!, consegui na documentação através do comando: mysqld --verbose --help
Obrigadão!!!,
Tenho umas dúvidas sobre SQL Server mas vou abrir outro post que fica melhor... :D

portilho
Site Admin

Post by portilho » Thu Dec 29, 2016 1:21 pm

Ok! :-D

Post Reply