Índice do fórum Treinamentos Básicos Treinamento DBA Júnior Migração

Migração

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento DBA Júnior.

Mensagem Seg Abr 11, 2016 1:22 pm

Eae Ricardo, blz?, estou passando apenas para informar que consegui instalar o grid no meu ultimo projeto e fiz até um manual para explicar cada etapa realizada; pois o manual fazia parte do projeto e assim que o professor me der nota eu disponibizo aqui no forum (se não se importar), pois as apostilas da nerv me ajudaram muito no exercício e gostaria então de fazer uma pergunta: estou agora em um outro projeto para migrar o oracle 10g para o oracle 11g e gostaria de uma referência ou técnicas conhecidas para fazer isso pelo RMAN e talz, enfim, obrigadão!.

Mensagem Sex Abr 15, 2016 10:35 am
portilho Site Admin

Olá !
Que bom que deu certo, pode colocar o procedimento aqui sim.

Para executar Upgrade, tem dois caminhos a seguir: In-Place, ou Out-of-Place.

No primeiro caminho, você vai instalar o nova versão no mesmo servidor, e fazer upgrade do banco de dados, geralmente por DBUA.
Quando for instalar o 11.2.0.4, o próprio instalador deve detectar que há uma versão mais antiga instalar, e irá sugerir e executar o upgrade.

No segundo caminho, um novo servidor é instalado já com a nova versão, e os dados são migrados para ele. esta migração pode ser por várias formas diferentes (exp, expdp, Golden Gate, entre outras).

A possível desvantagem do primeiro é o risco: se der errado, você pode ficar sem o velho, e sem o novo.
A possível desvantagem do segundo é o tempo de parada: exportar e importar os dados deve levar mais tempo que o upgrade.

Mensagem Dom Abr 17, 2016 2:49 am

Bem, primeiro segue meu manual então, note que alguns prints podem estar com o ambiente gráfico diferente pois eu fiz este processos em vms diferentes (tanto em casa, quanto na faculdade), consegui uma nota boa nesse manual :D mas se tiver sugestões ou críticas a respeito dele estou á disposição, para baixar ou visualiza-lo basta clicar no link a seguir e entrar com a conta do google, pois não sei por qual motivo mas não consegui postar o arquivo pdf no aqui no forum.

https://drive.google.com/file/d/0Bwj6_a ... sp=sharing

Mensagem Seg Abr 18, 2016 2:49 pm

Opa, mais duas coisas:
1° coisa: só para complementar, pois esqueci de colocar no manual uma configuração importante para o rman rodar, basta acrescentar no final do arquivo: bash_profile:
alias rlsqlplus=’rlwrap sqlplus’

alias rlrman=’rlwrap rman’

além de instalar o utilitário rlwrap antes e deixar o banco em archive log mode.

2° coisa: Verifiquei aqui no meu projeto e na verdade o que preciso é o seguinte: tenho duas vms, uma com o 10g e outra com o 11g, na verdade eu preciso pegar o que tem no 10g e jogar na que tem o 11g, ou seja, sem fazer upgrade nenhum, apenas pegar os datafiles e tudo mais do 10g e deixar na 11g com os métodos que me indicou no out of place, poderia por favor me explicar ou me mostrar uma referência melhor?, acho que na apostila da nerv deve ter algo assim, valew e desculpa a folga, hahaahahaha

Mensagem Ter Abr 19, 2016 9:41 am
portilho Site Admin

Acho que o mais simples então no seu caso seria exportar e importar os dados (e não os DATAFILEs), via EXPDP e IMPDP.

Mensagem Qua Abr 20, 2016 9:07 am
portilho Site Admin

Eu não consegui ver seu manual, pode me enviar ele por e-mail?

Mensagem Qua Abr 20, 2016 2:32 pm

Feito!, tem em alguma apostila da nerv ou em alguma página recomendada um exemplo de EXPDP e IMPDP de mais eu menos como preciso fazer?

Mensagem Qui Abr 21, 2016 11:11 am
portilho Site Admin

Beleza, depois eu vejo com calma.
O guia mais direto para EXPDP / IMPDP (aliás, eu diria que para tudo), é o Oracle Base, do Tim Hall: https://oracle-base.com/articles/10g/or ... a-pump-10g

Voltar para Treinamento DBA Júnior