Índice do fórum Treinamentos Básicos Treinamento DBA Júnior ASM, Grid, etc.

ASM, Grid, etc.

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento DBA Júnior.

Mensagem Ter Mar 08, 2016 12:17 pm

Olá Ricardo!, estou em um projeto que preciso utilizar o grid e o ASM em uma máquina virtual, pelo que bati o olho na sua apostila de oracle Rac da nerv ela fala como configurar e instalar o grid, mas estou com dúvida no asm, instalo ele pelo mesmo instalador do oracle (bd) ou tem outro instalador especifico para ele?, e teria alguma apostila que a nerv aborda sobre o asm?, e tudo isso no linux é claro...muito obrigado! :)

Mensagem Qua Mar 09, 2016 1:54 am

Opa, por favor desconsidere a pergunta acima, pois verifiquei melhor e dá para configurar o asm no próprio instalador do grid, por favor apenas considere as perguntas abaixo, hahaha

1°- Posso utilizar apenas um grupo no groupadd para instalar o oracle e o grid nele ou precisam ser grupos distintos?
2° - Pelo fato de ser apenas 1 vm linux que estou utilizando tem páginas que posso desconsiderar na apostila do oracle RAC? (pois lá verifiquei q vcs configuram a máquina nerv01 e nerv02)
3°- se já configurei as variáveis de ambiente no editor para instalar o grid eu posso depois instalar o oracle direto ou devo configurar as váriaveis de ambiente para o oracle também? (essa acho que foi meio besta)

Enfim, obrigadão e qualquer dúvida continuo postando. :D :D

Mensagem Ter Mar 15, 2016 6:30 pm
portilho Site Admin

Oi !

1o: Hum, não sei, nunca instalei com um grupo só. Mas costumo instalar com usuário só, tanto para o Grid quanto para o Oracle:
# groupadd oper
# groupadd asmadmin
# groupadd asmdba
# groupadd asmoper
# usermod -g oinstall -G dba,oper,asmadmin,asmdba,asmoper oracle

2o: Sim, no geral pode seguir a apostila, e desconsiderar o nerv02. Desconsidere o DNS também.

3o: Sim, a variável ORACLE_HOME deve apontar para o GRID_HOME quando você for trabalhar com o Grid (ou instalar), e deve apontar o ORACLE_HOME para o próprio ORACLE_HOME quando for trabalhar com o Database.

Mensagem Qua Mar 16, 2016 12:03 pm

então tipo...eu poderia no /.bash_profile deixar as duas váriaveis no oracle home mas então quando for trabalhar com um ou com outro eu poderia apenas apontar pelo: export ORACLE_HOME=<variável>
correto?

Mensagem Qui Mar 17, 2016 11:21 am
portilho Site Admin

Isso mesmo.
Na verdade você já tem que deixar as variáveis ORACLE_HOME e GRID_HOME.
Veja no .bash_profile do material de Oracle RAC, que já tem as duas variáveis.

Mensagem Seg Mar 21, 2016 2:41 pm

verdade, acabei de notar!!!
gostaria de saber saber o seguinte: criei alguns discos como sdb, sdc e sdd, daí a pergunta é: se eu configurá-los para montarem automaticamente no /etc/fstab pode retornar algum erro na hora da execução ou instalação do asm ou é melhor não configurá-los?

Mensagem Seg Mar 28, 2016 9:57 pm
portilho Site Admin

Hum, os discos utilizados pelo ASM não são formatados, então não estarão no /etc/fstab.

Voltar para Treinamento DBA Júnior