Índice do fórum Treinamentos Básicos Treinamento DBA Júnior Banco de Dados Manual

Banco de Dados Manual

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento DBA Júnior.

Mensagem Seg Mai 11, 2015 7:41 pm

Boa Tarde Ricardo!, :) 1 - Na maioria das vezes nas empresas os DBAs criam o banco de dados na unha ou tudo via dbca mesmo?
2- Saberia me informar os scripts para a criação do usuário Scott? (Não encontrei no google ou passei reto por ele)
Obrigadão!!!

Mensagem Qui Mai 14, 2015 10:22 am
portilho Site Admin

Oi !
Na maioria das vezes é por DBCA mesmo, mas usando a opção "Custom Database", para só instalar o que se quer.
Eu acho preciosimo criar o banco "na unha", hoje em dia isto não é mais necessário.

Veja aqui como instalar os objetos do SCOTT: http://www.orafaq.com/wiki/SCOTT

Mensagem Qui Mai 14, 2015 2:42 pm

Cara, eu fiz todo o passo a passo que me indicou para criar o banco manualmente e deu esse erro na hora de criar o spfile do pfile, acho que errei porque não usei o vi /home/oracle/.bash_profile (que o SID ja está com Oracle ou Orcl, não lembro) eu comecei usando igualzinho no passo a passo o vi /home/oracle/.bashrc e na hora de declarar os diretorios eu não declarei no caminho pelo /u01/... como fiz pelo pdf na nerv, criei os diretorios e declarei manualmente pelo $ORACLE_BASE/product/11.2.0 e já tentei colocar mais de um control file no init.ora e também constou o mesmo erro... :(
Anexos
Screenshot.png
erro no spfile
Screenshot.png (78.31 KiB) Exibido 4733 vezes
Screenshot-1.png
duvidas sobre a config.
Screenshot-1.png (121.33 KiB) Exibido 4733 vezes

Mensagem Seg Mai 18, 2015 1:03 pm
portilho Site Admin

Oi !

Se a variável de ambiente ORACLE_SID chama-se ORCL, o comando STARTUP irá procurar o arquivo $ORACLE_HOME/dbs/initORCL.ora.
Basta criar o init com este nome, neste caminho, e o banco iniciará.

Se ele estiver em outro diretório, ou tiver outro nome, ou os dois, basta apontar:
SQL> STARTUP PFILE='/home/oracle/init.ora'

O último erro que voê teve, é porque tem algo errado em seu arquivo, talvez algum caracter inválido, ou uma aspa errada. No init que você colocou na imagem, a aspa parece uma crase, será que está errada?

Mensagem Qua Mai 20, 2015 1:29 am

Opa...então...hahahaa
no diretório do /bashrc eu configurei o SID para Kevin no nome do banco, porém no /.bash_profile o SID tá configurado como ORCL, eu acho que deva ter ocorrido algum conflito em relação á isso, e verifiquei também que devo mudar depois o initORCL para init<nome_banco>, no vi coloquei como aspas simples '
Vou fazer o seguinte...vou tentar algumas coisas que acho que podem dar certo e daí qualquer erro ou qualquer acerto eu crio um novo tópico para dar ibope aqui no forum, hahahaa abraço!. :D

Mensagem Qua Mai 20, 2015 10:45 am
portilho Site Admin

Ok !

Voltar para Treinamento DBA Júnior