OCP MySQL Administration

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento DBA Júnior.
Post Reply
Rkevin

OCP MySQL Administration

Post by Rkevin »

Ricardo,

Dessa vez gostaria de tirar uma dúvida a respeito de certificações do mysql.

Pois pensando no cenário que me encontro agora, lá na minha empresa possuímos um parque com a versão 5.7.28 enterprise edition instalada e pelo menos por enquanto não está no nosso backlog para fazermos o upgrade para a versão 8.0 devido a varias outras pendências críticas no caminho fora essa.

Enfim, com base nisso, penso em me focar também para me certificar em mysql na certificação abaixo:
https://education.oracle.com/mysql-5-7- ... am_1Z0-888

Como pode ver, se trata do exame 1z0-888 que me concederá o OCP da release 5.7

Daí então vem minha dúvida:

Não lembro ao certo as cetificações que você possui de mysql e tals mas sei que possui, hahahah
Pensando nisso, qual livro de estudo que te você usou para te ajudar a se certificar nos conceitos técnicos e na prova de mysql?, seria também algum livro da oracle press ou da sybex também?
Qual livro me recomendaria?

Bom, é isso aí, meu foco agora de certificaçãos estão voltados para oracle e mysql!

Obrigadão de novo mano! :D

portilho
Site Admin

Re: OCP MySQL Administration

Post by portilho »

Oi !

Não se preocupe com a 8.0. Pode tirar a certificação com a 5.7.
Na verdade, em termos de operação, do MySQL 5.6 ao 8.0 não muda muito. Só New features, claro.
E a empresa está muito bem em utilizar o 5.7, é uma excelente versão (a 5.5 foi lançada no meio da compra pela Oracle, e 5.6 corrompe só de reiniciar o banco). E acho que as empresas vão utilizar 5.7 por um bom tempo.

Bem, eu acho que você escreveu este tópico porque procurou livros de certificação e não os encontrou. Você não os encontrou porque eles são existem (pelo menos da última vez que procurei não encontrei). O último que foi lançado foi baseado na 5.0 (acho que sou Certificado na 5.1, e acho que foi em 2009), e infelizmente deve ser um desperdício ler este livro hoje, pois o MySQL era outro na 5.0.

Ou seja, Certificação do MySQL tem que ser no modo raiz: pega o tópico, vai na documentação, leia, e testes, e leia de novo. :-)

Post Reply