Índice do fórum Workshops Workshop Análise de AWR Análise - Relatório Statspack

Análise - Relatório Statspack

Envie seu AWR para uma análise gratuita.
Podem ser enviados em formato texto ou html.

Procure sempre emitir o AWR para o menor período possível de análise em que seu problema de desempenho ocorre.

Se desejado, edite o texto e troque o nome do seu servidor, outra outras informações que julgue que não devam ser dilvulgadas.

Mensagem Sex Abr 27, 2018 8:35 pm

Boa tarde Portilho,

Temos um servidor com Oracle 12.2.0.1, com SAP Hana acessando e fazendo a leitura de logs e archives, estatísticas atualizadas.
Recentemente muitos usuários têm reclamado de lentidão no sistema e essa reclamação está caindo sobre o banco de dados.
Você conseguiria dar uma olhada no relatório statspack em anexo para apontar uma possível causa?

Desde já obrigado.
Anexos
statspack_27-04-2018.zip
(43.91 KiB) Baixado 53 vezes

Mensagem Sex Abr 27, 2018 8:36 pm

Esqueci de mencionar, que os discos deste servidor são SSD.

Mensagem Seg Mai 07, 2018 12:33 pm
portilho Site Admin

Não vejo uma grande lentidão, generalizada no relatório. Mas há alguma lentidão: o DB time é de 1,018.86 minutos, em 540.10 de Elapsed. Do DB Time, 961.34 minutos foram em CPU.

Em Time Model, vemos que 11,315.6 segundos (cerca de 372 minutos) foram gastos em Parse, sendo quase tudo Hard Parse. Procure por SQLs repetitivos sem Bind: http://nervinformatica.com.br/blog/inde ... sem-binds/

Como o tempo, fora o Parse, está sendo gasto em CPU, vamos para "SQL ordered by CPU". O primeiro só foi executado uma vez, e corresponde a 38% da CPU. Tem que pegar os SQLs dessa lista e buscar o que pode ser otimizado neles.

Nas Waits ("Foreground Wait Events"), embora sejam uma parte menor do tempo gasto, tem alguns bons Locks: apenas 11 causaram 1.484 segundos de espera.

Você disse que o SAP Hana lê "logs e Archives", como isso acontece exatamente? Se esta leitura não é feita "pelo Oracle", não estamos vendo neste relatório. Precisamos ver o Sistema Operacional. Tem algum disco "topado"? Execute "iostat -xd 1 120" e acompanhe especialmente a última coluna. Pode colocar aqui. Execute "vmstat 1 120" e pode colocar aqui também. Seria bom ver estes comandos em um período de lentidão.

Mensagem Ter Mai 15, 2018 2:56 pm

Obrigado Portilho pela sua análise.

Estou aguardando este momento de lentidão voltar a acontecer para que eu possa fazer essas verificações.

Uma outra coisa que começou a ocorrer foram as conexões de algumas estações caírem. A equipe de rede identificou que um dos 4 switchs virtuais estavam com problema, após a correção este problema parou de ocorrer. As conexões são distribuídas entre esses switchs, as conexões que caiam no switch com defeito ficavam caindo. Não sei se este problema tem alguma relação com a lentidão, mas após a correção não tivemos mais reclamações. Mas estamos monitorando os servidores e acompanhando os usuários.

Mensagem Qua Mai 16, 2018 9:01 am
portilho Site Admin

Ah, essas redes...

Realmente não tinha uma grande lentidão no período do relatório. Acho que nada que aparecesse ali nos diria que é um problema (falha) de rede. Se é usado um Application Server, o problema estaria evidente nele, mas acho que não no banco - poderiam aparecer Eventos de Rede ou de conexão ("os thread startup"), mas não foi o caso.

Voltar para Workshop Análise de AWR