Criar Disks Mirror (2 Storages)

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Maximum Availability Architecture.
andreribas

Criar Disks Mirror (2 Storages)

Post by andreribas »

Olá, boa tarde, estou montando um ambiente de com 2 storages, e gostaria de ter mais alguns exemplos de Disks Mirror entre ASM. Tenho usado o do material de OMAA, mas ainda falta algo, quem sabe poderia dar uma ajuda a montar mais ambientes de HA.

Obrigado.
Ribas

portilho
Site Admin

Re: Criar Disks Mirror (2 Storages)

Post by portilho »

Oi.
Seria este caso, onde os diska* estão em um Storage, e o diskb* estão no outro?

CREATE DISKGROUP DATA NORMAL REDUNDANCY
FAILGROUP FG1 DISK
'/devices/diska1' NAME diska1,
'/devices/diska2' NAME diska2
FAILGROUP FG2 DISK
'/devices/diskb1' NAME diskb1,
'/devices/diskb2' NAME diskb2;

andreribas

Post by andreribas »

Oi Portilho, exatamente isso, mas segundo o que estou tentando fazer ele nao aceita apenas 2 discos (um de cada storage) ele diz que deve ter um terceiro disco neste caso, e ainda está faltando algo, se vc tiver alguns exemplos que podem ser usados seria muito legal... obrigado.
Ribas

portilho
Site Admin

Post by portilho »

A versão é 11.2.0.4 ou 12.1.0.2?

andreribas

Post by andreribas »

Versao 12.1.0.2 ultimo patch....

andreribas

Post by andreribas »

Olá, sim, é o ultimo patch e eu estou sem banco de dados, nem mesmo o software eu instalei, apenas o grid em cluster....

portilho
Site Admin

Post by portilho »

Acho que o problema é a REDUNDANCY em NORMAL com um DISK em cada FAILGROUP.
Você pode tentar com 02 DISKS em cada FAILGROUP? Pois acho que até agora só criei desta forma.

andreribas

Post by andreribas »

Olá Portilho, boa noite, ainda sobre este assunto, a criação do fail group foram corretos, mas minha dúvida agora seria sobre a alteração de um disk group já existente, como o exemplo da criação do RAC, na instalação nós criamos o OCR com external redundancy usando apenas um disco do ASM...
Como posso fazer para alterar este disk group, e criar um fail group usando o disco OCR_A "Atual" e o OCR_B "Novo disco" sem perder as configurações atuais?

Obrigado...

portilho
Site Admin

Post by portilho »

Oi !
Não conheço como. Acho que a saída é criar outro DG, já como você precisa, e mover o OCR para lá.

andreribas

Post by andreribas »

Olá Portilho,
e nao existe a possibilidade de eu instalar apenas o software e deixar para configurar o ASM depois?
Deixando assim para criar DISK GROUP depois de ter criado o Fail Group Já contendo as configurações que eu determinei.....

Penso eu que poderia ser possível desta forma....

Grato.

Ribas

Post Reply