Índice do fórum Treinamentos Avançados Treinamento Oracle Maximum Availability Architecture Montar diskgroup em outra instância ASM

Montar diskgroup em outra instância ASM

Dúvidas, dicas e atualizações sobre o Treinamento Oracle Maximum Availability Architecture.

Mensagem Qui Fev 25, 2016 12:23 pm

Bom dia Portilho,

Estou com um cenário que o cliente quer fazer, é o seguinte:

O ambiente produção está em AIX 6.1 com Cluster de 2 nós com Grid Infrastructure 11.2.0.4 (Clusterware+ASM), mas sem RAC. O Database é 10.2.0.4 single-instance e em caso de falha faz failover para o outro nó.
O que ele quer fazer agora é ter mais um Cluster de 2 nós no site DR então o Cluster de PROD tem que subir lá caso o site falhe.
Para isso eles fazem snapshot dos discos do storage PRD para o storage do site DR.
Minha dúvida é: "É possível montar estes discos no ASM de DR já que terão dados do outro site?" Por exemplo: tenho o diskgroup DATA no site PRD e as LUNs /dev/s1_data1 e /dev/s1_data2 são replicadas via snapshot para as LUNs /dev/s2_data1 e /dev/s2_data2 no storage do site DR. Como vou montar o diskgroup DATA no site DR?

Abraços,

Franky

portilho Site Admin

Oi !

Sim.
Veja o que diz a nota 784776.1, é exatamente o que você quer:
"There is various storage cloning methods and technologies used by different storage vendors. As long as the cloning techology creates consistent snapshots of all the disks in an ASM diskgroup then the diskgroup based on the copied LUNs can be mounted at an alternate site."

Toda a informação que o ASM precisa está no cabeçalho dos discos (já que essa instância não tem CONTROLFILE, DATAFILEs, etc.). Desde que eles continuem com o mesmo nome, o ASM nem saberá que algo mudou. Já o banco de dados, irá procurar DISK GROUPs específicos, e esta informação também está no cabeçalho do ASM.

Se você não conhece, procure sobre o "kfed", que é uma ferramenta de backup (e outras coisas) dos metadados dos discos ASM.

Mais uma vez muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
Preciso fazer um backup dos metadados do Diskgroup e restará-lo no site DR pra poder montar o Diskgroup, correto? Porque se eu criar um novo Diskgroup utilizando estes discos replicados ele vai sobrescrever o cabeçalho e então perderei os dados, certo?
Ao invés do kfed eu poderia fazer o backup dos metadados do Diskgroup usando o md_backup do asmcmd?
Já ouvi falar no kfed, mas nunca usei. Vou ler a respeito.

Abraço,

Franky

portilho Site Admin

Se o disco é o mesmo, você não precisa fazer backup / restore do DiskGroup. O DiskGroup irá "aparecer" no outro ambiente, pois a informação a respeito dele já está no cabeçalho.
O kfed pode ser utilizado, por exemplo, quando você quer mudar o nome do DiskGroup no ambiente destino.

Voltar para Treinamento Oracle Maximum Availability Architecture