Não mais um Oracle ACE

Recentemente tivemos uma grande quantidade de nominações no Programa Oracle ACE. Parece que abriram uma torneira que estava entupida, pois a alguns anos atrás, parece que tivemos um travamento nas indicações. Fiquei muito entusiasmado com isto (quanto mais, melhor – é assim que funciona uma comunidade), pois várias indicações fizeram nossa média do nível de profissionais com este título subirem muito. Muitos profissionais que a anos já deviam ter este título foram finalmente reconhecidos.

Mas uma destas indicações me chamou a atenção, pois eu não me lembrava de nenhum artigo, postagem, vídeo, palestra, etc. deste profissional. Fui atrás e nada encontrei, exceto coisas de muitos anos atrás. Perguntei a outros profissionais da comunidade, que também não encontraram.

Perguntei à coordenação do Programa Oracle ACE, e depois de muito insistir, tive uma resposta, digamos, insatisfatória.

Já era ruim termos membros com contribuições de qualidade, digamos, duvidosa. Ou artigos simples com três ou até mais autores. Ou Oracle ACEs que só tiraram Certificações com Dumps (até mesmo a OCM). Ou os que falam de um produto que ninguém utiliza. Ou ganharmos mais pontos para falar de Cloud. Ou ter cada vez menos recursos para os ACE Directors poderem palestrar. Estas coisas podem ser consideradas subjetividades por muitos, e serem passíveis de discussão. Mas simplesmente NÃO TER NADA, não dá.

Solicitei então minha saída do Programa Oracle ACE. Se não é necessário contribuir com a comunidade para obtê-lo, entendo que, da mesma forma, contribuir com a comunidade não me permite obtê-lo.
Lamento deixar o programa após 10 anos, mas sinto que ele perdeu o sentido.

P.S.: Como já faz algumas semanas que pedi esta alteração e continuo sendo ignorado, pode ser que meu perfil continue sendo listado como Oracle ACE por um bom tempo (provavelmente até nossa próxima avaliação, em 06/2020).

16 comments

  1. Já conheci OCA fake, OCP fake, OCE fake… agora tem Oracle ACE fake?
    Aí é o fim da picada!
    Parabéns pela postura, Portilho.

  2. Parabéns.
    Esse mundo de conjunto de letrinhas e pseudo celebridades de tecnologia é podre assim como o mundo da politica. Complicado.
    Mas, parabéns pela atitude.

  3. Olá Portilho,

    Dessa eu não sabia. Aliás Já tem um tempo que acredito já ser considerado Oracle ACE Alumni depois que eles criaram pontuações para tal. Digo isso, porque não são todos que tem tempo ou disponibilidade para ministrar palestras ao redor do mundo. Artigos e contribuições não são mais aceitos ou tem relevância pra eles como eram. Até mesmo artigos técnicos a respeito do Cloud da Oracle tiveram mais importância que os demais artigos. Por isso acredito que já estou fora há muito tempo.

    Abraços,

    Legatti

    1. Oi Legatti. Eu me mantinha só com os Posts, pela quantidade que você faz acho que dava pra manter também.
      Mas realmente, ainda tem que ter tempo de informar a pontuação, que eu achava uma tortura.

      Grande abraço.

  4. Portilho,

    O mundo Cloud, tornou-se uma realidade que aos que postulam são reconhecidos como os novos gurus do mercado. Porém, estão deixando de lado o que realmente importa a usabilidade, praticidade e funcionalidade desta tecnologia junto ao mercado.
    Seu posicionamento é algo raro em nossos dias, onde muitos querem somente “surfar” a onda.

    Mais atitudes como essa, podem realmente nortear uma nova realidade.

    Parabéns por sua atitude!

  5. Isso me faz lembrar uma frase do grande Kerry Osborne: I’m not certified on anything, except scuba diving.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.