Posts mais Lidos de 2019

Eu não ligo para Page Views e outras estatísticas de acesso (acho que já liguei…), e nunca fui ver como fazer SEO (Search Engine Optimization). Eu apenas escrevo o que quero escrever, e ponto. Só vejo estatísticas de acesso anualmente, quando tenho que enviar para o programa Oracle ACE.

Mas vendo alguns Posts de colegas a respeito dos artigos mais visualizados do ano, fui conferir os meus.

Vi então que tive um buraco negro de visualizações no Blog por alguns meses. Me lembrei então que fui atualizar um Plugin do WordPress (O JetPack) que cuida destas estatísticas (acho), e tive um erro catastrófico (não guardei detalhes), então simplesmente desabilitei o plugin (metodologia DevOPS). Só reativei o Plugin quando migrei para novos servidores, a alguns meses, e aí tudo voltou a funcionar (inclusive o envio de e-mails de novos Posts).

Mas o que achei interessante é que a maioria dos Post mais vistos são:

  • Antigos. Ou seja, era bom escrever mais;
  • “Bobos”, como “Oracle 12c: CREATE USER”;
  • Sobre outras tecnologias como Zabbix, PostgreSQL, MySQL, e até Sybase;
  • Sobre situações desesperadoras, como “Faltou Archive, e agora?”, o que me dá um frio na espinha: eu imagino o sujeito sendo responsável por um banco de dados, e digitando estas palavras no Google quando esta situação aconteceu, e isso só depois de reclamarem para ele que o “banco travou”… E o mais assustador é imaginar que isto aconteceu 657 vezes em 2019…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.