Leia

Antes de tudo, isto não é uma propaganda paga.

O Kindle mudou meu hábito de leitura. Passei a ler muito mais, quando ia e voltava do trabalho de metrô, e antes de dormir.

E a documentação do Oracle em formato Kindle (bem melhor que PDF) foi mais um bom motivo para ter ele sempre à mão.
Atualização: a documentação em formato Kindle não estão mais disponível. 🙁

O Kindle no celular intensificou ainda mais este hábito, pois a leitura pode ser ainda mais casual, como ao esperar em uma fila de banco.

Desde então, eu removi as Redes Sociais do celular. Redes Sociais são ferramentas, mas quando mal utilizadas tornam-se comedoras de tempo, e portanto de sua vida. Como agora eu tenho menos tempo disponível do que tinha antes, precisei regula-lo melhor, e eu acho que administração de tempo é uma das habilidades mais importantes em nosso trabalho nos dias atuais.

Aliás, Redes Sociais precisam de um comentário a parte, já que falo de administração de tempo. Eu prefiro usar (tudo no PC, e em horários pré estabelecidos na minha agenda) o LinkedIn para contatos profissionais, o Twitter para me manter informado sobre tecnologia, o Instagram para publicar alguma foto casual, e o Facebook apenas para propaganda mesmo, pois é inabitável – só se fala de duas coisas lá, todo mundo é especialista em tudo, pessoas que não quero encontrar me encontram, dia sim dia não tem alguém me pedindo algo (até dinheiro), e me incomoda o nome “Amigo”, quando a maioria lá não é meu amigo, e alguns muito pelo contrário.

Voltando ao Kindle… eu ainda tinha um problema – existiam os livros que eu compraria de qualquer forma, e os livros que TALVEZ eu compraria. Esses TALVEZ dependiam do preço (tem TALVEZES que valem R$ 50,00, mas TALVEZES que não valem R$ 10,00), e muitas vezes eu não comprava pois não queria tanto assim. Ou então se eu comprava, mas lia umas 50 páginas e não gostava, lia “por obrigação” até o final.

A ocorrência deste problema foi em muito reduzida quando adquiri o Kindle Unlimited, onde por um preço fixo (que eu achei justo) por mês eu posso ficar com 10 livros “emprestados” de cada vez. Não são todos os livros que entram nesta categoria (os de Oracle não, não é esse o objetivo), mas é livro pra caramba. É ir navegando e você vai achar algo que quer ler.

Então, qualquer que seja a forma, eu sugiro que você leia. Conheço muita gente que “baixa PDF” pra caramba, mas pelo o que vejo, só baixam mesmo.

4 comments

  1. Portilho,
    Me de um norte, quais documentações devo começar a ler.
    Sou novo neste mundo oracle e sei que as informaçoes são muitas a serem compreendidas.
    obrigado.

    1. Comece com o “2 Day DBA”: https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/12.2/admqs/index.html
      Depois sugiro o “Database Concepts”: https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/12.2/cncpt/index.html
      Depois, sugiro que você leia a parte da Documentação de acordo com o que está procurando no momento: se tem muitas dúvidas de Backup, por exemplo, veja o Database Backup and Recovery User’s Guide.

      1. Maravilha Portilho, muito obrigado.
        Tenho um Kindle tambem e irei baixar os pdf e tentar converter para mobi.
        abraço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.