Como agora incluí a Arquitetura CDB em todos os nossos Treinamentos, vejo muitos alunos pensando assim, e ainda vejo uma confusão a respeito.
O que (eu acho) que deverá ter um uso limitado é o Multitenant – utilizar vários PDBs – inclusive porque é uma Option da Enterprise Edition.
O Singletenant não possui custo adicional, e pode ser utilizado em Standard Edition 2.
A arquitetura tradicional do Oracle Database é considerada DEPRECATED.
Da documentação do 12cR1:
Da documentação do 12cR2:
O que isto significa? Que novas funcionalidades podem não ser implementadas nesta arquitetura, e o mais grave, logo deve passar de DEPRECATED para DESUPPORTED, o que significa que problemas podem aparecer nesta arquitetura que podem não ser corrigidos pelo fabricante.
É como usar exp para backup, ANALYZE para estatísticas, colunas LONG para binários. Todos eles funcionam, mas você não deveria utilizar mais – seus sucessores possuem muitas vantagens. O Windows XP também funciona.
Mesmo o Singletenant (utilizando um único PDB) possui vantagens sobre a arquitetura tradicional (migração, clonagem, upgrade…). Mas o mais importante é que esta arquitetura muda muita coisa mesmo no mais básico da administração do Oracle Database (USERs, ROLEs, TABLESPACEs, conexão, parâmetros), e irá pegar muitos DBAs de surpresa. E não é por aprender a arquitetura CDB que você irá esquecer como utilizar a antiga…
“The change is coming and as with any significant change, you have three options: 1) ignore the change hoping it will go away; 2) actively resist the change because you don’t agree; or 3) embrace the change—adapt and maximize your opportunities during the transition.”
Alex Gorbachev, Pythian CTO.
O pessoal vê uma dificuldade ou resiste a algo que pode ser uma oportunidade….
O Multitenant, ao meu ver, veio para ajudar e facilitar. Hoje eu não vejo motivo para NÃO utiliza,, a não ser claro, a licença.
Aí é que está uma confusão que vejo no pessoal, não é necessário licença para usar a arquitetura CDB, apenas para Multitenant.
Já vi DBA Senior dizendo isso, e depois correr pra pdeir ajuda pra DBA junior que já conhece essa arquitetura.
É uma das diferenças entre “DBA Sênior” e “DBA Velho”.
O problema é que muitas aplicações não suportam ainda a utilização de PDB/CDB, fora algumas limitações ainda, mesmo na versão 12cR2.
Também não adianta usar Multitenant se utilizar dois PDB’s com Language diferentes é praticamente impossível…
Acho que a maioria das aplicações “de prateleira” nem suportam 12c, que dirá PDB. 😀
Se a aplicação suportar 12c, mas não PDB, nosso argumento com eles é “ah, vocês só suportam a arquitetura DEPRECATED então?” Quando falei isso para a TOTVS copiando o cliente, pronto, deram um jeito e passaram a ter suporte em PDB.
Chacarter Sets diferentes em PDBs é New Feature do 12cR2: https://oracle-base.com/articles/12c/multitenant-pdb-character-sets-12cr2
Eu fiz o mesmo… falei que só suportavam DEPRECATED, e a resposta foi “sim” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E é, a ideia é usar o 12cR2, mas eu achei complicado colocar 2 bancos com caracter sets diferentes. Via DBCA não há a opção de escolha do Character Set, aí não dá…
😀
No DBCA você só escolhe o Character Set do CDB, e tem que ser AL32UTF8 para permitir isto.
Dos PDBs realmente é chato, tem que clonar e depois alterar, pode ser pelo Database Migration Assistant for Unicode (DMU).
Para os que vão se aventurar na Cloud da Oracle vale uma dica, o Multitenant só está disponível na versão High Performance como pode ser visto no link https://cloud.oracle.com/pt_BR/opc/database/pricing .
Obrigado pela colaboração Bruno, não sabia disso.