Eu não preciso aprender sobre CDB e PDB, ninguém vai usar isso.

Como agora incluí a Arquitetura CDB em todos os nossos Treinamentos, vejo muitos alunos pensando assim, e ainda vejo uma confusão a respeito.

O que (eu acho) que deverá ter um uso limitado é o Multitenant – utilizar vários PDBs – inclusive porque é uma Option da Enterprise Edition.

O Singletenant não possui custo adicional, e pode ser utilizado em Standard Edition 2.

A arquitetura tradicional do Oracle Database é considerada DEPRECATED.

Da documentação do 12cR1:

Da documentação do 12cR2:

O que isto significa? Que novas funcionalidades podem não ser implementadas nesta arquitetura, e o mais grave, logo deve passar de DEPRECATED para DESUPPORTED, o que significa que problemas podem aparecer nesta arquitetura que podem não ser corrigidos pelo fabricante.

É como usar exp para backup, ANALYZE para estatísticas, colunas LONG para binários. Todos eles funcionam, mas você não deveria utilizar mais – seus sucessores possuem muitas vantagens. O Windows XP também funciona.

Mesmo o Singletenant (utilizando um único PDB) possui vantagens sobre a arquitetura tradicional (migração, clonagem, upgrade…). Mas o mais importante é que esta arquitetura muda muita coisa mesmo no mais básico da administração do Oracle Database (USERs, ROLEs, TABLESPACEs, conexão, parâmetros), e irá pegar muitos DBAs de surpresa. E não é por aprender a arquitetura CDB que você irá esquecer como utilizar a antiga…

11 comments

  1. “The change is coming and as with any significant change, you have three options: 1) ignore the change hoping it will go away; 2) actively resist the change because you don’t agree; or 3) embrace the change—adapt and maximize your opportunities during the transition.”
    Alex Gorbachev, Pythian CTO.

    O pessoal vê uma dificuldade ou resiste a algo que pode ser uma oportunidade….

      1. Aí é que está uma confusão que vejo no pessoal, não é necessário licença para usar a arquitetura CDB, apenas para Multitenant.

  2. Já vi DBA Senior dizendo isso, e depois correr pra pdeir ajuda pra DBA junior que já conhece essa arquitetura.

  3. O problema é que muitas aplicações não suportam ainda a utilização de PDB/CDB, fora algumas limitações ainda, mesmo na versão 12cR2.

    Também não adianta usar Multitenant se utilizar dois PDB’s com Language diferentes é praticamente impossível…

    1. Acho que a maioria das aplicações “de prateleira” nem suportam 12c, que dirá PDB. 😀
      Se a aplicação suportar 12c, mas não PDB, nosso argumento com eles é “ah, vocês só suportam a arquitetura DEPRECATED então?” Quando falei isso para a TOTVS copiando o cliente, pronto, deram um jeito e passaram a ter suporte em PDB.

      Chacarter Sets diferentes em PDBs é New Feature do 12cR2: https://oracle-base.com/articles/12c/multitenant-pdb-character-sets-12cr2

      1. Eu fiz o mesmo… falei que só suportavam DEPRECATED, e a resposta foi “sim” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        E é, a ideia é usar o 12cR2, mas eu achei complicado colocar 2 bancos com caracter sets diferentes. Via DBCA não há a opção de escolha do Character Set, aí não dá…

        1. 😀
          No DBCA você só escolhe o Character Set do CDB, e tem que ser AL32UTF8 para permitir isto.
          Dos PDBs realmente é chato, tem que clonar e depois alterar, pode ser pelo Database Migration Assistant for Unicode (DMU).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.