Licenciamento RMAN Compression BASIC

A compressão do RMAN é excelente. Se é Excelente, é Enterprise.

A motivação deste Post é porque já ouvi diversos profissionais falarem que o Algoritmo BASIC de compressão do RMAN pode ser utilizada na Edição Standard / Standard 1 / Standard 2. Eu tinha dúvidas a respeito, então pesquisei mais.

Bem, por padrão não é utilizada compressão no Backup.

Veja que a opção destacada abaixo termina em TO BACKUPSET. Se ela for alterada para TO COMPRESSED BACKUPSET, então qualquer backup (por exemplo, BACKUP DATABASE) por padrão será comprimido.

Mesmo se esta opção estiver com o valor padrão, um backup pode ser comprimido adicionando AS COMPRESSED BACKUPSET no comando (por exemplo, BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET DATABASE).

E ao utilizar a compressão, o algoritmo padrão será o BASIC, como está destacado na imagem abaixo.

No documento “Oracle Advanced Compression with Oracle Database 12c” (12cR1) há estas frases:
“Out-of-the-Box Compression Capabilities
Oracle Database 12c Enterprise Edition includes a number of compression capabilities, out-of-the-box, that do not require separate licenses; these include:

RMAN Basic Compression
Oracle Recovery Manager (RMAN) includes a Basic Compression capability which enables RMAN to perform binary compression of backup sets.”

Ou seja, neste documento está claro que a compressão de backup, mesmo em BASIC, só pode ser utilizada em Enterprise, apenas não precisa da Option Advanced Compression.

Curiosamente, esta frase está no PDF “Oracle Advanced Compression with Oracle Database 12c“, mas não está no “Oracle Advanced Compression with Oracle Database 12c Release 2“, mais recente. E não estava no documento do 11g, o “Advanced Compression with Oracle Database 11g” e nem no 11gR2. Em todos estes outros PDFs da Advanced Compression é mencionado o fato de que os algoritmos LOW, MEDIUM e HIGH só podem ser utilizados com a Option Advanced Compression, mas não menciona o algoritmo BASIC.

Isso quer dizer que esta funcionalidade passou a ser Enterprise, e aí voltaram para trás? Eu acredito que não, em primeiro lugar porque isso não é do feitio da Oracle, e mesmo a Feature “Unused block compression in backups” sempre foi Enterprise.

Sabemos que tratando-se de Licenciamento Oracle, na dúvida, é melhor não utilizar.

Fontes:
Feature Availability by Edition (11gR2)

Oracle Advanced Compression With Oracle Database 11g

Oracle Advanced Compression With Oracle Database 11gR2 (PTBR)

Oracle Advanced Compression With Oracle Database12c.pdf

Oracle Advanced Compression With OracleDatabase 12cR2

Atualização em 08/04/2017 07:00:
Informação gentilmente enviada por Leonardo Bissoli (Twitter https://twitter.com/leonardobissoli): no documento do MOS 563427.1 – A Complete Understanding of RMAN Compression (última atualização em 31/10/2016), há a seguinte informação:

Atualização em 29/04/2017 02:00:
Informação adicional enviada por Leonardo Bissoli (Twitter https://twitter.com/leonardobissoli):

Há duas frases na documentação que podem ter interpretações dúbias a respeito. Ambas dizem que não é necessário a Option Advanced Compression para utilizar a compressão padrão, mas não dizem que pode não é necessário a Enterprise Edition – e como Options só pode ser adquiridas com a Enterprise Edition, pode ser entendido que a Enterprise é necessária.
Por outro lado, a primeira frase menciona que esta é uma funcionalidade padrão. Ou seja, existira em qualquer edição.

Oracle Database provides two categories of compression algorithms: a default compression algorithm and a group of compression algorithms available with the Oracle Advanced Compression option. The default algorithm is a standard feature of Oracle Database while the Oracle Advanced Compression option is a separately purchased option.
Fonte: https://docs.oracle.com/database/122/BRADV/BRADV.pdf

RMAN Backup Compression (RMAN DEFAULT COMPRESS does not require the Advanced Compression option).
Fonte: http://docs.oracle.com/database/122/DBLIC/Licensing-Information.htm