Teste do dbForge Studio (para Oracle e MySQL)

A empresa Devart (com quem a Nerv não possui nenhuma relação comercial) possui diversas ferramentas para uso por profissionais de bancos de dados (Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL).

Eu testei o dbForge Studio for Oracle e o dbForge Studio for MySQL, e seguem abaixo minhas impressões.

– É uma ferramenta mais direcionada para produtividade de desenvolvimento, e menos de administração – na página principal do dbForge Sudio for Oracle está escrito “Powerful Oracle Database Development IDE”.

– É paga, mas achei seu valor muito acessível. Quando vi, a versão mais cara do dbForge Studio for Oracle custava US$ 399.95, e há uma versão Express, grátis, com menos recursos. A versão completa pode ser utilizada como Trial.

– É rápida, muito rápida, pequena (o instalador possui 39 MB), bonita e funcional. Não é feita com Java como o SQL Developer, e mesmo recursos como autocompletar são totalmente instantâneos. Como consequência de não ser em Java, só tem versão para Windows. Mas prefiro isso do que me irritar com o Java.

– Se você trabalha com múltiplos bancos diferentes (Oracle, MySQL, etc.) terá que instalar (e comprar) uma ferramenta para cada um deles, mas em compensação cada uma delas é customizada para as características do banco em questão.

– Achei muito prática e limpa sua interface principal, onde são divididas as tarefas principais em categorias.

02

Abaixo como exemplo estão dois dos recursos que testei, o construtor de SQLs:

08

E abaixo estão algumas imagens da ferramenta de comparação e sincronização de SCHEMAs:

04

07

Em resumo, para quem trabalha com desenvolvimento, ou com administração de ambientes na mesma rede (por exemplo, em uma única empresa), e quer uma ferramenta prática, rápida para a execução de scripts diária, e principalmente controle de versão de objetos e código, é uma boa escolha.

Todos os recursos dos produtos podem ser vistos nos links abaixo:

dbForge Studio for Oracle

dbForge Studio for MySQL

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.