Tempo integral

Quando eu anunciei que a Nerv não teria mais Treinamentos em 2017, por conta do foco em Consultoria, muitos me perguntaram porque isto seria necessário, e que seria possível manter os dois trabalhos.

Eu explico. Dar (um excelente) treinamento não é um trabalho de só ir ao local, e dar o treinamento.

Criar um material do zero é um grande trabalho, de pelo menos seis meses completamente dedicados. Criar o material do zero engloba repensar todo o tema – afinal, estou criando-o para suprir uma necessidade que os treinamentos atuais não atendem. Depois disso, pesquisar muito, e testar mais ainda.
Por isso muitos preferem copiar os tópicos dos treinamentos oficiais (ou mesmo do meu), e ir adequando as páginas, talvez adicionando ou removendo algo. É um trabalho válido, mas não é o que eu gostaria de fazer.

Manter o material atualizado também é um grande trabalho. Logo mais sai o Oracle 12cR2, e os alunos vão querer saber a respeito das diferenças e novas funcionalidades, e ver na prática, se não todas, pelo menos as mais importantes. Você pode pensar que demora até sair um novo Release, mas a Nerv já ministra treinamentos desde o 10gR2 – este trabalho foi feito muitas vezes.

E sempre que sai um PatchSet, o aplico também a todos os treinamentos. Isto deve ser feito, pois desde o 11gR2, PatchSets podem trazer New Features (por exemplo, o InMemory surgiu no 12.1.0.2).
Mesmo quando sai um PSU ou CPU, eu aplico também. Geralmente isto não traz surpresas (mas já aconteceu), mas é bom os alunos saberem que todos os procedimentos que fizeram continuam funcionando com o ambiente atualizado.

E finalmente, manter o instrutor atualizado é um trabalho maior ainda. O instrutor deveria estar estudando constantemente, todos os dias, para dizer cada vez menos o inevitável “não sei” para os alunos. Afinal, já que ninguém sabe tudo, se quer ensinar, tem que estudar mais, para saber um pouco mais que os outros. Os alunos não estão ali para se reter apenas ao que está no material – para isso, era mais fácil ler um livro.
Muitas pessoas pensam que o difícil de nossa área é se manter atualizado, mas na verdade o grande conhecimento está no passado, e não no futuro. Por exemplo, excluindo as New Features, você tem certeza de que conhece completamente o Oracle RAC, um produto que se consolidou a quase duas décadas? Você leu as principais perguntas do mês no AskTom? E se um aluno leu alguma, que tem a ver com o tema do treinamento, e lhe perguntar a respeito?

Fora o trabalho administrativo, que também me ocupa pelo menos um dia na semana. Temos que ter certeza de que o laboratório está ok, a geladeira está cheia, os brindes generosos, e por aí vai. Alguém poderia fazer isso para mim? Poderia. Mas provavelmente não faria da mesma forma.

E ainda tem o Fórum de Suporte, onde respondo prazerosamente todas as perguntas, de todos os alunos.

Ou seja, para mim, ministrar treinamento é um trabalho de tempo integral. 🙂

4 comments

  1. Parabéns Portilho
    Fiz um treinamento na Nerv e sei o quanto você prima pela excelência. Perfeitos os seus comentários e mais uma vez parabéns por ter essa preocupação.
    Aguardamos ansiosos pela nova chance de estudar novamente na Nerv.

  2. Portilho,
    Participei de alguns workshops seus, que demonstraram o quanto eu precisava estudar mais, o quanto eu estava (e alguns pontos estou) crú para o mercado profissional de DBAs – rss.
    Acho uma pena você terminar os treinamentos, mas entendo que você quer oferecer um produto de qualidade (e com seriedade) para o mercado. Talvez terceirizar isso (tirando a atenção dele) não seja mesmo a melhor solução.
    Sinceramente foi a única vez que vi um profissional tão comprometido em fazer as pessoas aprenderem. Ninguém vai no seus cursos como turista. Você tenta ao máximo envolver as pessoas (a não ser que um chefe te obrigue a ir, o que graças a Deus não foi meu caso).
    Agradeço muito a oportunidade de ter participado de seus cursos e desejo a você e a NERV um futuro de sucesso. Você merece.
    Abraços e tudo de bom

    1. Muito obrigado pelo reconhecimento, e pela belas palavras.
      Grande abraço, sucesso para todos nós, e bons estudos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *