Livros Grátis

Pois é, talvez você tenha vindo correndo pra cá esperando ganhar alguns livros grátis. Mas é para falar sobre algo que me chateia.

Nesta semana, em uma conversa de DBAs, muitos estavam reclamando do mercado de trabalho – a velha história das vagas de Júnior que pedem conhecimentos de Sênior. Falando sobre as causas deste problema, muitos concordam que uma delas são os profissionais desonestos, que mentem sobre suas habilidades e principalmente tiram certificações baseadas em Dump.

Depois de muitos reclamarem da desonestidade alheia, um dos DBAs pediu um endereço para baixar livros de graça, e foi prontamente atendido. Disso, ninguém reclamou.

Você já escreveu um Post, ou Artigo? Dá um certo trabalho, não é? Agora imagine um livro. Considero menos o valor que o autor perde, e mais na falta de reconhecimento de seu trabalho.

Bem, me conforta um pouco pensar que provavelmente eles não lêem os livros que baixam.

Aí reclamam que não existem muitos livros em Português… por que será?

Quem faz o mercado somos nós.

12 comments

  1. As vezes alguns profissionais que querem iniciar no mundo Oracle Database se preocupam mais em baixar livros grátis do que dar pelo menos uma “passada” no Oracle Docs …

    1. Falou tudo Bruno, quer leitura melhor e “mais grátis” do que o Concepts e os “2 Day DBA”?

  2. Eu estava presente, fiquei na minha para não gerar confusões no grupo!!! Mas vc aqui já respondeu por mim rsrsrs!!!!

    1. Então Flávio, eu pensei na hora também se falava ou não, mas não quero ser a polícia de nenhum grupo. Cada um que pense no que faz.

  3. Parabéns Portilho pela sinceridade,tá complicado o cenário atual,vejo os Brain Dumps da vida como uma trapaça ,não sei como o cara que faz isso consegue dormir tranquilamente.
    Assim caminha a mediocridade.

    1. Obrigado Adriano! Eu não sou santo, mas temos que nos tocar quando estamos fazendo algo de errado.

  4. Complicado, trabalho em uma Editora e não é que outra dia tinha um colaborador copiando um livro na impressora…e olha que tem desconto de 30% para funcionário e de toda forma se não conseguir comprar é possível conseguir o exemplar do professor.

    1. Este tipo de cidadão geralmente é visto publicando coisas no Facebook a respeito de corrupção, aposto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.