Dica de Livro: Análise de Riscos e Vulnerabilidades em Banco de Dados Oracle 11g

9788539905843

O meu colega Álvaro Gulliver escreveu este livro, e gentilmente me enviou duas cópias. Ele trabalha como DBA no UOLDiveo, onde eu também já trabalhei.

A abordagem é direta e clara, e a leitura é rápida, são cerca de 100 páginas, e com vários exemplos práticos, o que acelera a leitura.

Eu aprendi muito, muito nos capítulos 1, 2 e 3, que tratam das legislações, regulamentações, padrões e certificações a respeito de segurança de dados.

Para quem está começando, o capítulo 4 ajuda com um resumo a respeito da arquitetura do Oracle Database.

Ao chegar na parte puramente técnica de segurança (GRANTs, chown, listener, etc), no capítulo 6, o livro mantém-se ao seu público alvo, sem assustar o leitor com algo que não possa ser compreendido prontamente, e tudo com ótimas explicações.

O capítulo 7 traz um passo a passo para o leitor montar um ambiente virtualizado para praticar o itens abordados. O que eu gostaria de ver no livro seria um exemplo mais completo do uso do Splunk para análise de arquivos de auditoria do Oracle.

Acho que o ponto alto do livro é o capítulo 8, que é como uma conclusão, onde é apresentado um plano prático para implementação de segurança de acordo com os padrões internacionais tratados no livro. É imprimir, levar para uma reunião, e começar um trabalho profissional de implementação de segurança. Conheço poucas empresas que fazem isso neste nível.

O livro é excelente para quem está começando a trabalhar com Bancos de Dados Oracle, e se preocupa com sua segurança.

Segue o link do livro (Livraria Saraiva): http://www.saraiva.com.br/analise-de-riscos-e-vulnerabilidade-em-banco-de-dados-oracle-11g-uma-auditoria-pratica-e-didatica-8690004.html

Irei sortear a outra cópia na minha palestra “Mercado de Trabalho para DBAs”, que será realizada no dia 17/05: http://nervinformatica.com.br/agenda.php

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.