Aquela nuvem que passa…

Com tanta excitação sobre Cloud Computing, vejo também muita hipocrisia, o que me motivou a escrever este Post.

DBAs me perguntam o que eu acho a respeito, e vejo executivos de grandes empresas desesperados, acreditando cegamente que tudo vai mudar, ou que tudo já mudou.

Claro, como o COBOL ia morrer… Como o NoSQL ia acabar com os bancos de dados tradicionais…

Afinal, o que é a Nuvem? A Nuvem é filha da incompetência da própria TI.

Voltando um pouco: antes, havia o PC. Depois, o Servidor, Depois, o CPD, com vários Servidores. O CPD, aquela sala separada da empresa, onde os profissionais de TI só eram vistos por um vidrinho, e era necessário uma senha para abrir a porta.

Sempre foi difícil pra o negócio trabalhar com  TI. Eles precisavam de um novo servidor, e isso levava meses, era difícil, não saia. Isto é natural do ser humano, pois mais um servidor, ou mais uma aplicação, dá trabalho.

Juntamente com o fator custo, esta dificuldade tornou atrativa a migração para um Data Center (que é um grande CPD, compartilhado). O Negócio precisa de mais um servidor, e é mais rapidamente atendido. O Data Center é mais ágil e mais profissional, é a alocação de servidores (ou até o serviço) como negócio direto.

Só que como o negócio de Data Center se tornou atrativo, se tornou lucrativo. E com lucratividade, vem a concorrência. E com a concorrência, vem a redução de custos. E com a redução de custos, vem a queda da qualidade.

Neste meio tempo, a Virtualização tornou ainda melhor o custo e a agilidade deste negócio.

Nuvem é uma pequena evolução de modelo de Virtualização junto com uma pequena evolução do modelo de Data Center, que é uma pequena evolução do modelo de Hosting, que é uma pequena evolução do modelo do CPD.

CPD, Hosting, Data Center, Virtualização, Nuvem: para baixar custos e melhorar o serviço, um foi apresentado como solução do outro. Quando um deles teve que baixar o custo por concorrência, a qualidade caiu, e passou-se para o modelo seguinte.

Quando o mesmo acontecer com nuvem, e pipocar nuvem caindo por tudo o que é lado (como acontece hoje com Data Center), muitos “analistas” que escrevem artigos genéricos terão que migrar para outra palavra da moda.

Hoje já vemos clientes saindo de Data Center para “CPDs” locais, por conta da qualidade do serviço.

O próprio dono da Oracle achava a Nuvem uma bobagem (busque por “Larry Ellison – What The Hell Is Cloud Computing?”), mas teve que ceder ao apelo do mercado. Agora, o Oracle Database é “Cloud”, porque faz Attach / Dettach de bancos de dados, transportáveis e recuperáveis separadamente. Ora, então o SQL Server inventou a Nuvem, antes da Nuvem!

Por fim, a nuvem não é mágica. Ela falha. Ela falha pois também são servidores e equipamentos, e também são profissionais que cuidam deles.

Amazon’s Cloud Crash Disaster Permanently Destroyed Many Customers’ Data
http://www.businessinsider.com/amazon-lost-data-2011-4

Amazon is Down
http://www.technobuffalo.com/2013/08/19/amazon-is-down-2/

Já que tanto o CPD quanto a Nuvem falham, eu prefiro que a falha aconteça com os servidores aqui do meu lado.

Teremos muita infraestrutura em Nuvem, ela tem seus benefícios, mas ela não dominará o mundo.

E este modelo ficou menos atrativo ainda, depois das denúncias sobre espionagem de governos sobre dados de empresas privadas. Você vai deixar o Obama ver o seu ERP?

Vamos para a próxima moda…

13 comments

  1. Muito bom Portilho. Parabéns! É exatamente isso, com a sensação de segurança que a nuvem oferece, vai junto o seu poder e liberdade com seu próprio ambiente. É algo complicado.

  2. Genial Proni, muita gente precisa ver isso, parabéns novamente….

    Eu mesmo ainda prefiro ter acesso ao servidor fisicamente, assim acredito que tenho maior controle de tudo que está acontecendo, sem núvem, sem virtualização, sem muitos problemas….

    Vamos ver qual vai ser a próxima modinha….

    1. Obrigado Ribas.
      Como eu gosto de falar, quero ver luzinhas piscando.
      A próxima moda da qual eu quero falar é o Big Data.

  3. Boa Noite.

    Concordo plenamente.

    Muito bom, quem te da a segurança que seus dados vai ser acessado somente pela sua empresa? são profissionais igual a gente que trabalha nestes Data Centers.

    Abs.

  4. Muito bom artigo!

    Questão de modismo mesmo, cheio de marketeiros!

    Nada melhor que a visão de uma grande profissional para situar essas pessoas.

  5. Ótimo Portilho,

    Incrível texto que demonstra o seu bom senso,

    Os Recursos da nuvem são excelentes, mas não para tudo, para utilizar é necessário bom senso, assim como NoSQL, ORM e tudo , mas as pessoas precisam de ibope , precisam de uma modinha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.