Dica de Livro: Windows Internals

Em sua quinta edição, este livro é obrigatório para o DBA que precisa administrar seriamente um ou mais Bancos de Dados rodando sobre o Microsoft SQL Server, especialmente se quiser conhecer Performance Tuning neste ambiente.

Não basta instalar, deixar rodar, e colocar a culpa no desenvolvedor: o DBA sempre tem que conhecer o sistema operacional. Como o Windows Server está no mercado a 20 anos, e deve ficar por mais 20 anos pelo menos, a escolha é sua se irá conhece-lo realmente, ou irá esperar outro que o conhece contrariar sua opinião.
E, mesmo se utiliza Oracle no Windows, ficará grato ao conhecer as diferenças entre Tasks, Processes, Theads e Fibers.

Um dos co-autores é o principal programador por trás das ferramentas Sysinternals, empresa que criava e mantinha programas para depuração e ajuste fino no Microsoft Windows, e que inclusive foi comprada pela própria Microsoft.

Este livro me chamou a atenção especialmente porque diz onde o Windows é ruim. Me supreendi ao ver um livro da Microsoft Press que permite este tipo de comentário. Por exemplo, no capítulo 2, o autor deixa claro que o Windows não é um sistema baseado em micro kernel, e porque não o é. Também deixa claro porque o Windows é mais robusto para Desktops do que para Servidores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.